|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, recebeu, no dia 24 de junho, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, Vidmantas Verbickas, em reunião voltada ao fortalecimento das relações bilaterais e à troca de perspectivas sobre temas da agenda internacional.
Durante o encontro, as autoridades discutiram o estado atual das relações entre Brasil e Lituânia, abordando oportunidades para ampliar a cooperação em diferentes áreas de interesse comum, além de temas relevantes do cenário global.
Um dos principais resultados da reunião foi o anúncio da intenção do governo da Lituânia de abrir, nos próximos meses, uma embaixada residente em Brasília. A futura representação diplomática será a única da Lituânia em toda a América do Sul, refletindo a importância estratégica atribuída pelo país às relações com o Brasil e com a região.
A instalação da embaixada deverá contribuir para o fortalecimento do diálogo político, da cooperação econômica, cultural e educacional, além de facilitar o intercâmbio entre instituições e setores produtivos dos dois países.
A decisão também é vista como um marco nas relações diplomáticas entre Brasil e Lituânia, ampliando a presença lituana no continente sul-americano e criando novas oportunidades para o aprofundamento da parceria bilateral.
O anúncio reforça o momento positivo das relações entre os dois países e demonstra o interesse mútuo em intensificar os contatos diplomáticos e a cooperação em temas de interesse comum, em um contexto internacional cada vez mais pautado pelo diálogo e pela colaboração entre nações.

*É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.




