Getting your Trinity Audio player ready...
|
No âmbito do Mês da Mulher, o Ministério das Relações Exteriores de El Salvador destacou as contribuições das três titulares da Chancelaria salvadorenha, a Ministra das Relações Exteriores, Alexandra Hill; Vice-Ministra das Relações Exteriores, Adriana Mira; e a Vice-Ministra da Diáspora e Mobilidade Humana, Cindy Mariella Portal, que desempenham um papel fundamental na concretização dos objetivos da política externa do país.
Os funcionários trabalham em prol do país, por meio da execução de projetos e iniciativas essenciais do Governo do Presidente Nayib Bukele, por meio da negociação de acordos, da promoção do comércio e da atenção à diáspora.
Assim, as três atuais titulares da Chancelaria são cidadãos de serviço, com ética profissional, profundo conhecimento da realidade salvadorenha e sensibilidade social.
Nesse sentido, as ministras promoveram a criação da Rede de Mulheres Salvadorenhas na Diplomacia, criada em março de 2022 e que visa visibilizar e valorizar o papel das mulheres salvadorenhas no exercício de funções diplomáticas e consulares. Atualmente, essa rede, que é formada por 106 mulheres dessa pasta do Estado, promove três eixos de trabalho: pesquisa, inclusão, cooperação e troca de experiências.
As iniciativas incluem: a troca de experiências com outras redes de mulheres diplomatas em escala internacional, programas e mentoria para novas gerações de mulheres diplomatas e a criação de diálogo com vários atores neste campo.
Segundo a pesquisa histórica “A política externa na construção de El Salvador, 1821-2021”, escrita pela deputada da Assembleia Legislativa, Ana Magdalena Figueroa, a evolução da história da política externa salvadorenha teve diferentes facetas; Também reconhece o trabalho das diplomatas do país, que trilharam um caminho significativo em uma profissão historicamente dominada por homens.
Ela também destaca a importância de estudar os obstáculos que as mulheres superaram para se tornarem uma parte importante da história nacional e o reconhecimento que a sociedade lhes deu, por meio da reivindicação dos direitos das mulheres em El Salvador, como a participação política feminina e seu impacto na melhoria da vida de milhões de mulheres e meninas salvadorenhas.
Nesse sentido, neste Mês da Mulher, o Ministério das Relações Exteriores reitera seu compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento dos salvadorenhos, tanto em nosso território quanto daqueles que residem no exterior, por meio do trabalho de suas funcionárias, que se enriquece com o esforço de tantas mulheres.
Fonte: Ministro das Relações Exteriores de El Salvador.