Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, o Sherpa da Rússia no BRICS Sergey Ryabkov realizou a reunião final dos sherpas e sous-sherpas dos países BRICS no âmbito da Presidência russa rotativa do bloco em 2024.
Durante a reunião foram resumidos os resultados do trabalho conjunto nos principais domínios de cooperação nos países BRICS, incluindo
política e segurança,
economia e finanças,
contatos culturais e humanitários.
Mais de 250 eventos de vários níveis tiveram lugar no âmbito da presidência russa. O mais importante foi a Cúpula de Kazan, em 22-24 de outubro de 2024, que marcou a abertura de uma nova etapa no desenvolvimento do BRICS.
Realizaram-se importantes reuniões de Ministros dos Negócios Estrangeiros, representantes de alto nível responsáveis por questões de segurança nacional e mais de duas dezenas de reuniões a nível ministerial.
Foi reafirmado um esforço comum para reforçar a coordenação nas arenas internacionais, incluindo em:
* reforma da governação mundial e do sistema monetário e financeiro mundial,
* combate aos desafios e ameaças atuais, incluindo o terrorismo, a corrupção e o tráfico de drogas ilegais.
Os participantes delinearam diretrizes para o reforço institucional e a consolidação da parceria estratégica do BRICS. As partes debateram questões práticas de cooperação, tendo em conta a decisão tomada na Cimeira de Kazan de criar uma categoria de Estados parceiros. As partes manifestaram o seu empenhamento em desenvolver um diálogo com os países do Sul e do Leste Global no formato “outreach”/”BRICS Plus”.
Os participantes da reunião registaram o valor prático das iniciativas lançadas durante a presidência rotativa russa, tais como a Bolsa de Cereais BRICS, as Plataformas Geológicas e de Investimento.
Sublinharam a necessidade de intensificar a cooperação no sector financeiro, sobretudo para aumentar a quota-parte das moedas nacionais nas liquidações mútuas, bem como no âmbito dos mecanismos estabelecidos no domínio dos transportes e da medicina nuclear.
A parte brasileira informou sobre as prioridades da sua presidência do BRICS, que terá início em 1 de janeiro de 2025 e será realizada sob o lema “Reforçar a cooperação entre os países do Sul Global para uma governação mais inclusiva e sustentável”.
Fonte: Embaixada da Rússia.