Getting your Trinity Audio player ready...
|
O maior torneio de jovens químicos acontecerá na cidade de Belo Horizonte (MG) de 5 a 12 de maio de 2025, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os organizadores das Olimpíadas são tradicionalmente a Faculdade de Química da Universidade Estadual de Moscou e a Fundação Melnichenko. A parceira organizadora deste ano é a Universidade Federal de Minas Gerais.
A Olimpíada Internacional de Química Mendeleev (IMChO) é uma das maiores competições mundiais para crianças em idade escolar, fundada em 1967. As Olimpíadas são tradicionalmente realizadas no final de abril – início de maio nos países da CEI e outros. Vencer a Olimpíada de Mendeleev é uma conquista de prestígio, já que a Olimpíada é considerada a competição química mais difícil.
Em 1997, a Olimpíada Internacional de Mendeleev tornou-se a sucessora legal da Olimpíada All-Union para Escolares de Química, mantendo sua numeração. A Olimpíada dura sete dias e é composta por três etapas: duas teóricas e uma prática.
A Olimpíada recebeu esse nome em homenagem ao grande químico russo Dmitry Ivanovich Mendeleev, que descobriu a lei periódica, com base na qual foi criada a Tabela Periódica dos Elementos Químicos.
Participam da Olimpíada alunos de turmas finais e de pré-graduação do ensino médio dentre os vencedores das Olimpíadas Nacionais de Química de todo o mundo.
Além da medalha de ouro, os vencedores absolutos recebem o Prêmio Acadêmico Valery Lunin, instituído pela Fundação Melnichenko.