Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em 2023, 18 operações estratégicas conjuntas foram realizadas pelas Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) com o máximo esforço e sacrifício de pessoal militar.
O anúncio foi feito pelo Presidente da República e Comandante-em-Chefe do corpo militar, Nicolás Maduro Moros, durante a Cerimônia de Boas-Vindas da FANB na sede do Ministério do Poder Popular para a Defesa, localizada em Fuerte Tiuna.
A este respeito, Maduro explicou que entre as operações estratégicas estão: as operações Autana e Roraima 2023, “que permitiram libertar importantes Parques Nacionais e áreas naturais protegidas no sul da Venezuela da mineração criminosa predatória numa operação permanente e sustentada”.
Explicou também que, graças a estas operações estratégicas, conseguiu-se de forma constitucional e pacífica a libertação total daquelas áreas “que agora devem ser mantidas e que estavam praticamente ocupadas pela mineração ilegal que não se importa, que destrói rios, aquíferos fontes, isso destrói tudo.”
Da mesma forma, foram realizadas as operações militares conjuntas “Relámpago del Catatumbo 2023” contra o tráfico de drogas proveniente da Colômbia; “Mão de Ferro 2023”, contra o contrabando para defesa da economia nacional; e “Gran Cacique Guaicapuro 2023”, uma operação para libertar todas as prisões “e tirá-las das mãos das máfias (…) o que é também um ponto de viragem na segurança interna do país, na estabilidade interna, na sua segurança compatriota que “Você mora na cidade”.
Da mesma forma, a “Operação Petróleo Soberano 2023” foi realizada para apoiar os esforços de recuperação da Petróleos de Venezuela, S.A (PDVSA), Operação Cayaurima 2023”, “Manaure 2023”, “Zaraza 2023”, contra todos os grupos estruturados do crime organizado e geradores de violência.
O Chefe de Estado especificou que, da mesma forma, as estruturas organizacionais dos grupos criminosos foram desmanteladas e os seus sistemas logísticos destruídos e as atividades criminosas ligadas ao tráfico de drogas, contrabando, extorsão, sequestro, escravatura branca, ecocídios, mineração ilegal, assassinos de aluguel, tráfico de armas, munições e explosivos.
Por sua vez, a Operação “República 2023” permitiu garantir ao povo venezuelano o seu direito de decidir sobre o futuro da Guiana Esequiba.
Com a execução destas operações estratégicas, a FANB garante o pleno exercício da soberania nacional e a recuperação do território para a paz e segurança do país.
“Foi um ano de total trabalho, de sucesso, de progresso como deveria ser no pleno exercício das funções constitucionais que lhe são atribuídas”, concluiu o Dignitário.
Fonte: Imprensa Presidencial da Venezuela
Por: Orlando Gallardo.