Os líderes dos Estados-membros da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) assinaram no final da semana passada a “Declaração de Samarkand”, após o encontro de dois dias na cidade de Samarkand, Uzbequistão.
A 22ª reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCS foi presidida pelo presidente uzbeque, Shavkat Mirziyoyev, e contou com a participação do presidente russo, Vladimir Putin, do presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, do presidente quirguiz, Sadyr Zhaparov, do presidente tadjique, Emomali Rahmon, do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e do primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif.
Os líderes trocaram opiniões sobre o desenvolvimento da OCS e sobre as principais questões internacionais e regionais relativas à situação política e econômica da região. Em seu discurso, Xi destacou que desde a fundação da OCS, há mais de vinte anos, a organização tem defendido o Espírito de Shanghai e teve sucesso em explorar um novo caminho para o desenvolvimento de organizações internacionais. Há muito que podemos aprender de suas ricas práticas, disse ele.
Ao final do encontro, foram divulgadas uma série de declarações e documentos sobre a salvaguarda da segurança alimentar global e da segurança energética internacional, a abordagem das mudanças climáticas e a manutenção de uma cadeia de suprimentos segura, estável e diversificada.
Deixe seu comentário