Maior país da América Central, a Nicarágua tem como capital, a cidade de Manágua. O idioma oficial é o espanhol, e a religião mais praticada pela população é o cristianismo. Augusto Sandino é considerado um dos heróis nacionais por conta de sua liderança no movimento contra a ação estrangeira na Nicarágua.
A economia nicaraguense é baseada predominantemente na agricultura e pecuária, sendo o café, o algodão e a banana os principais produtos comerciais do país. Devido a sua diversidade biológica, clima favorável, praias, tranquilidade e diversos vulcões ativos, a Nicarágua vem se tornando um destino turístico cada vez mais popular.

Com forte influência da cultura indígena, a gastronomia da Nicarágua é bastante similar à brasileira. Prato típico do país, o Gallo Pinto é composto por arroz e feijão, cebola, banana, pimentões e temperos diversos. O pinolillo, bebida feita com milho, cacau e canela é a bebida típica da Nicarágua.
A independência da Nicarágua da Espanha foi declarada em 15 de setembro de 1821, e reconhecida no dia 25 de julho de 1850.