Angola assume esta semana a presidência da Organização dos Estados da África, do Caribe e do Pacífico (OEACP), integrada por 79 países.
Na capital Luanda ocorre esta semana a 10.ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da OEACP. A abertura, nesta terça-feira (6), foi conduzido pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte Antonio, coordenador do grupo de trabalho, criado pelo presidente angolano, João Lourenço.
O encontro inclui exposições, fóruns e eventos pré-cúpula que antecedem o evento principal, que ocorre na sexta-feira (9) e no sábado (10).
“Três Continentes, Três Oceanos, um Destino Comum: Construir uma Organização dos Estados de África, Caribe e Pacífico Resiliente e Sustentável” é o lema do encontro,
Pelo menos 70 Estados-membros oriundos dos três continentes devem participar nesta Cúpula, a primeira realizada depois da transformação do Grupo ACP em organização internacional.
Sobre a OEACP
A Organização dos Estados de África, Caribe e Pacífico (OEACP), anteriormente conhecida como o Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), é uma organização criada pelo Acordo de Georgetown em 1975.
É composta por 79 Estados da África, do Caribe e do Pacífico, com todos eles, excepto Cuba, signatários do Acordo de Cotonou, também conhecido como o “Acordo de Parceria ACP-CE”, que os vincula à União Europeia. Existem 48 países na África Subsariana, 16 no Caribe e 15 no Pacífico.
Deixe seu comentário