Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Primeiro-Ministro do Vietnã, Phạm Minh Chính, presidiu na terça-feira (2) uma conferência híbrida com agências representativas vietnamitas no estrangeiro e províncias e cidades em todo o país para discutir o reforço da diplomacia econômica e o seu papel no desenvolvimento do Vietnã em 2024 e mais além.
Ao discursar no evento, o PM Chính destacou o investimento, a exportação e o consumo como três motores tradicionais de crescimento, juntamente com setores emergentes como a economia verde, a economia digital, as economias circulares e de partilha.
Ele sugeriu várias questões para discussão, concentrando-se em como navegar na atual situação econômica, incluindo manter-se informado sobre a situação global e regional, consolidar os mercados existentes enquanto se expande para novos, mitigar as perturbações da cadeia de abastecimento, melhorando a reputação da marca, a qualidade do produto e adotando o verde e transformação digital; aumentar a coordenação, tanto no país como no estrangeiro, entre ministérios, agências, empresas, o Estado e o público; e encorajar as empresas a adaptarem-se às novas circunstâncias.
Na conferência, o Ministério dos Negócios Estrangeiros informou sobre os esforços de diplomacia econômica abrangentes e eficazes por parte dos ministérios, agências e localidades, que abriram novas direções para a cooperação e contribuíram significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do Vietnã.
A cooperação econômica tornou-se o foco de quase 60 atividades diplomáticas de alto nível conduzidas por líderes do Partido e do Estado desde o início de 2023, resultando em muitos acordos específicos de cooperação econômica com vários parceiros. Nomeadamente, o acesso ao mercado e a atração de recursos para novos campos econômicos em tecnologia verde, transição energética, agricultura de alta tecnologia, turismo e trabalho sempre estiveram na agenda de intercâmbios de alto nível com grandes parceiros no Nordeste da Ásia, Europa, América do Norte, e potenciais parceiros no Sul da Ásia, Europa Oriental, Oriente Médio, África e América Latina. A mobilização de recursos dos vietnamitas ultramarinos também foi promovida.
Ministérios, setores e escritórios de representação no estrangeiro apoiaram ativamente localidades e empresas vietnamitas na participação em eventos internacionais e atividades promocionais, e ligaram empresas vietnamitas a parceiros internacionais para expandir mercados, de modo a atrair investimento direto estrangeiro (IDE) de qualidade e assegurar funcionários de nova geração.
Também monitorizaram de perto e alertaram sobre as medidas de defesa comercial utilizadas por outros países, protegeram os direitos legítimos das empresas vietnamitas no estrangeiro e forneceram informações sobre a situação econômica mundial e as tendências às localidades e às empresas nacionais.
Os ministérios e agências estão trabalhando em estreita colaboração para implementar os 16 acordos de comércio livre (ACL) assinados, avançando as negociações sobre novos acordos como o Acordo de Parceria Econômica Abrangente (CEPA) com os Emirados Árabes Unidos e os ACL com a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA). ), Mercosul, entre outros; defendendo o reconhecimento do estatuto de economia de mercado do Vietnã, contribuindo de forma responsável e eficaz para importantes mecanismos de cooperação econômica multilateral, como as Nações Unidas, a ASEAN, a APEC, o Mekong, o G7, o G77 e o FEM.
As atividades de diplomacia econômica contribuíram significativamente para o volume de negócios total de exportações e importações do Vietnã, de 683 mil milhões de dólares em 2023, com um excedente comercial mais elevado de todos os tempos, de cerca de 28 mil milhões de dólares. Apesar da recessão econômica global, o Vietnã atraiu quase 36,6 mil milhões de dólares em IDE, um aumento de 32,1%, com cerca de 23,2 mil milhões de dólares desembolsados.
Fonte: Vietnã News.