Getting your Trinity Audio player ready...
|
Para comemorar o 199° aniversário da Independência da República Oriental do Uruguai, a Embaixada deste país no Brasil promoveu, na noite de quarta-feira (21), uma belíssima festa na sede da Chancelaria em Brasília.
O evento, repleto de tradição e cultura, contou com a presença do renomado chef uruguaio, Sebastián Barcos, que confeccionou churrasco uruguaio servido de maneiras especiais. Degustaram, além das famosas pizzas de metro foram servidas pelo Uruguay Buffet, queijos, azeites e choripan, sanduíche de chorizo e pão.
Os convidados puderam apreciar também os deliciosos vinhos do país fornecidos pelo Instituto Nacional de Viticultura, alguns produzidos com a emblemática uva Tannat.
Para deixar a noite ainda mais especial, a Embaixada proporcionou belíssimos shows musicais, com apresentações dos grupos Resiliência Rio-grandense, Povo de Barra do Ribeiro, Renato Borghetti e dos musicistas uruguaios, Pablo Vares e Antonio Sanguineti acompanhados pelos dançarinos de tango brasileiros Ana Elisa e Sanson Júnior.
Os Hinos Nacionais da República Federativa do Brasil e da República Oriental do Uruguai foram conduzidos pela fanfarra dos dragões da independência do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, dirigida pelo 1º Tenente Queiroz.
O Embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, em seu discurso, falou de três valores que representam a independência uruguaia: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Liberdade
Segundo o diplomata, o processo da liberdade do Uruguai não aconteceu ao acaso, mas adveio da determinação e luta do povo. “Esse é o verdadeiro significado dessa data para nós. Queremos liberdade para nós e para todos os seres humanos”, uma vez que a liberdade de uma nação só é protegida quando respeitamos a liberdade dos outros, inclusive no âmbito político.
Ao mostrar uma foto com o ex-Presidente do Uruguai, José Alberto Mujica, e dos Presidentes do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva e Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, juntos, Valle destacou que a mesma representa muito para os uruguaios. “Essa imagem evidencia a liberdade que queremos para nós, para nossos vizinhos, para nossos irmãos e para toda a gente. São três presidentes de diferentes educações, partidos e ideologias políticas, mas que respeitam-se e servem juntos de seus povos”.
Igualdade
“Desde o início, pregamos o valor da igualdade, principalmente no âmbito educacional e das oportunidades”. No Uruguai, como explicado pelo diplomata, este princípio é algo profundamente enraizado nos cidadãos desde a infância.
Valles citou o exemplo da hidrovia que entrelaça o Estado do Rio Grande do Sul com o Uruguai, afirmando que a infraestrutura proporciona igualdade de oportunidades para os povoados de zonas desprovidas de desenvolvimento econômico dos dois países.
Fraternidade
No que diz respeito à fraternidade, sobretudo entre Brasil e Uruguai, é possível observá-la em evidência quando “nós uruguaios sofremos esse mês de maio com essa terrível catástrofe do Rio Grande do Sul, e nos sentimos, mais que nunca, gaúchos”, destacou Valles.
“Juntos na tragédia, na emergência e agora, unidos neste renascimento que o povo maravilhoso gaúcho está tendo, também com o apoio de todo o Brasil, expressão de solidariedade por nos sentirmos parte de um mundo e de uma história em comum”, prosseguiu o Embaixador.
Valles finalizou seu discurso reafirmando que é por conta dos três valores que fundamentam a nação uruguaia que todos puderam estar reunidos em uma bela noite para celebrar uma ocasião tão importante e memorável.
A Secretária para América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Gisela Padovan, sublinhou a relação densa e viva compartilhada entre o Uruguai e o Brasil, reforçando que os países compartilham um acordo comercial muito ativo que alcançou 5,5 bilhões, 230 milhões no ano passado. “Temos a grande honra de ser o primeiro parceiro comercial do Uruguai e o quarto investidor naquele país”, acrescentou
Falou também sobre o projeto estruturante e inovador, como o Aeroporto Internacional de Rivera e sobre a solidariedade uruguaia, principalmente diante da catástrofe que assolou o Rio Grande do Sul alguns meses atrás.
Como enfatizado pela Secretária, o Brasil tem no Uruguai um aliado nos projetos de integração regional, no Mercosul, no Consenso de Brasília e na Celac. “Temos nos valores de liberdade, igualdade e fraternidade, a visão de uma América do Sul e Latina próspera e unida.
De acordo com Padovan, a cultura é outro item de destaque na união entre os países irmãos. “Na 106 sul, inclusive, tem uma linda obra do pintor uruguaio Damian Ibarguren Gauthier, fruto de uma ação realizada pela Embaixada do Uruguai em parceria com o Metrô-DF”. Concluiu desejando que a vontade dos povos seja a de continuar com a relação tão importante e vívida entre as nações.
Durante a festa aconteceu também a Condecoração com a Medalha de excelente desempenho operacional ao Senhor coronel Valdemar Consorte Júnior, pelo Adido de Defesa da Embaixada do Uruguai, Coronel Gonzalo Contrera Lima, em nome do comandante da Força Aéreo Uruguaia, General-do-Ar Luis Heber de León.