Um fórum diplomático de alto nível reuniu desde sexta-feira (11) líderes proeminentes na província de Antalya, no sudoeste da Turquia, encerrando-se neste domingo.
O segundo Fórum Diplomático de Antália (ADF), que este ano tem como tema “Recodificação da Diplomacia” vem sendo um encontro importante de “dois mil chefes de Estado e de governo, ministros, formuladores de políticas, diplomatas, líderes empresariais, acadêmicos, think-tankers e representantes do juventude e mídia”, segundo seu site oficial.
O Fórum de três dias abrigou diferentes painéis e teve transmissão ao vivo pelas redes sociais e pelo site do evento, O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, fez um discurso na abertura do evento sobre os motivos que levaram a Turquia a promover esse espaço de diálogo internacional.
Ele abordou a necessidade de uma nova arquitetura da Ordem Internacional, mais justa e equitativa, ressaltando que “o Mundo é maior do que os cinco países membros do Conselho de Segurança da ONU, pois um deles, a Rússia, protagoniza um ato de violação do Direito Internacional ao invadir a Ucrânia”.
Um dos destaques foi o painel “Preço da Paz ou Custo da Guerra”, que recebeu a presença virtual do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. A invasão da Ucrânia pela Rússia já passa de duas semanas, e o presidente teve a oportunidade de falar sobre a situação de seu país neste momento de tensão.
Os tópicos debatidos nos painéis do fórum incluem pobreza, deslocamento forçado, mudanças climáticas, inteligência artificial e metaverso, economia verde, a situação do Afeganistão, pandemia de covid-19 e outra pautas como democracia, segurança energética, racismo e luta contra a discriminação, o desenvolvimento de África e da Ásia-Pacífico, imigração ilegal, luta contra o terrorismo, e o empoderamento da mulher.
Encontro histórico
Os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Ucrânia, Sergey Lavrov e Dmytro Kuleba, se encontraram à margem do fórum na quinta-feira (10) em uma reunião tripartida com o ministro das Relações Exteriores da Turquia. Esta foi a primeira reunião entre os chanceleres desde o início da guerra,
Em entrevista coletiva após a reunião, Kuleba disse que está pronto para se encontrar com Lavrov novamente no mesmo formato com a Turquia como mediadora, enquanto Lavrov disse que a Rússia quer continuar as negociações com a Ucrânia dentro do formato atual em Belarus.
“Viemos aqui não para mudar o formato das negociações que já estão ocorrendo em Belarus. Não criaremos um caminho paralelo. Se houver valor agregado, estamos prontos para discuti-lo em diferentes formatos”, disse Lavrov.
*