Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretária de Comércio do Reino Unido, Kemi Badenoch, visitou Istambul para fortalecer os laços comerciais e iniciar um ano de impulso ao comércio de serviços.
O Reino Unido e a Turquia têm uma relação comercial próspera, com o comércio a subir mais de 17% a preços correntes, para 26,2 mil milhões de libras no ano até junho de 2023. Os dois países têm um acordo comercial existente que abrange bens, mas não serviços, digitais ou dados – três componentes principais do comércio do século XXI.
Enquanto estiver em Istambul, Badenoch se reunirá com o seu homólogo turco, o Ministro do Comércio, Ömer Bolat, para discutir como impulsionar o comércio entre o Reino Unido e a Turquia antes do lançamento das negociações sobre um acordo comercial atualizado que abrange serviços e digital no final do ano.
Badenoch também visitará a Turkish Airlines, que acaba de contratar a Airbus para fornecer 220 aviões, cujas asas serão projetadas em Bristol e construídas no Norte de Gales, com a Rolls Royce fornecendo motores, fabricados em Derby, para grande parte da frota. O contrato é um dos maiores acordos de exportação do Reino Unido até à data, valendo milhares de milhões de libras para a economia e apoiando milhares de empregos qualificados.
Kemi Badenoch, disse:
“Estou muito satisfeita por estar na Turquia antes das conversações para atualizar o nosso acordo comercial e torná-lo adequado ao século XXI.”
“Com a sua grande economia e posição estratégica, a Turquia apresenta enormes oportunidades para as empresas do Reino Unido. E estou entusiasmada por iniciar discussões sobre como garantir que a nossa nova relação comercial desbloqueie essas oportunidades.”
“O setor de serviços do Reino Unido – desde advogados e contabilistas a engenheiros e profissionais financeiros, representa cerca de 80% do PIB. As nossas exportações de serviços atingiram um máximo recorde de £464 mil milhões nos 12 meses até Outubro de 2023, um aumento de 16% nos preços correntes em relação aos 12 meses anteriores.”
O Reino Unido tem como objetivo o progresso de uma série de acordos comerciais inovadores e focados em serviços com países como Turquia, Suíça, México, Canadá, Índia e Coreia do Sul, bem como o Conselho de Cooperação do Golfo, em 2024. Os acordos são concebidos para dar às empresas do Reino Unido uma vantagem competitiva nesses países, aumentar ainda mais as exportações de serviços britânicos e apoiar empregos em todo o Reino Unido.
Enquanto estiver em Istambul, Badenoch também se reunirá com os principais investidores do Reino Unido e da Turquia, incluindo Ford e Mott MacDonald, para discutir como o Reino Unido e a Turquia podem aumentar o investimento em setores como a indústria transformadora, a tecnologia e os transportes, aproveitando os 8,9 mil milhões de libras de investimentos do Reino Unido em Turquia e £720 milhões de investimentos turcos no Reino Unido.
O comércio entre o Reino Unido e a Turquia atingiu 26,2 mil milhões de libras nos 12 meses até junho de 2023, tornando a Turquia o 17º maior parceiro comercial do Reino Unido. As exportações de serviços do Reino Unido para a Turquia em setores como transportes, serviços financeiros e outros serviços empresariais aumentaram 57% a preços correntes nos 12 meses até junho de 2023.