O governo do Estado de São Paulo anunciou, na terça-feira (20), que os alunos da rede estadual de educação poderão ter a oportunidade de participar de um programa de intercâmbio para estudos no Canadá. O governador Rodrigo Garcia tratou da proposta com vice-primeiro-ministro anglófono do Departamento de Educação e Desenvolvimento da Primeira Infância de New Brunswick, Canadá, George Daley, durante reunião no Palácio dos Bandeirantes. Representantes de grupos educacionais canadenses também participaram do encontro.
Rodrigo debateu com o grupo a possibilidade de criação de dois convênios para beneficiar os estudantes das escolas estaduais. O primeiro prevê a criação de bolsas para estudo no Canadá, sendo que as vagas de intercâmbio seriam dirigidas para os alunos com as melhores notas. O segundo visa oferecer aos alunos das escolas públicas estaduais bolsas de ensino para estudar inglês em escolas de origem canadense sediadas no estado.
“O Estado de São Paulo quer formar seus alunos para que eles possam trabalhar em qualquer lugar do mundo”, afirmou o governador durante a reunião. Ele estava acompanhado do secretário da Educação, Hubert Alquéres, do secretário de Comunicação, Cleber Mata, e do secretário-executivo de Relações Internacionais, o embaixador Affonso Massot.
Durante o encontro, o embaixador Affonso Massot salientou a boa relação construída entre o Estado de São Paulo e o Canadá. Ele destacou que já existem protocolos de intenção assinados, o primeiro com o Canadá e o segundo, sobre Educação, com a província do Quebec.
A comitiva de executivos que acompanhou Daley foi formada pelo CEO do grupo canadense Atlantic Education International (AEI), com sede em New Brunswick, John Mclaughlin; o CEO da Maple Bear para América Latina, André Quintela e o CEO do grupo educacional SEB, Chaim Zaher.
* Com informações de governo do Estado de São Paulo.