Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) convocaram o Comitê Diretivo inaugural do Acordo de Desenvolvimento Regional SADC-EUA (RDOAG).
O RDOAG foi assinado em Agosto de 2023, com um orçamento global estimado em 224 milhões de dólares para apoiar prioridades de desenvolvimento relacionadas com o crescimento econômico, ambiente e energia, democracia e governação juvenil, e saúde.
Ao oficializar a abertura, o Embaixador dos EUA no Botswana e Representante Especial da SADC, Howard Van Vranken observou que o Governo dos EUA está empenhado em apoiar a região na abordagem de alguns dos desafios de desenvolvimento, tais como a desigualdade econômica, problemas de saúde, conflitos, alterações climáticas, desemprego, pobreza e corrupção.
Expressou ainds que o RDOAG proporciona uma boa oportunidade para reforçar a colaboração e a parceria. A USAID apresentou actualizações sobre a programação e implementação do RDOAG, que até à data comprometeu recursos financeiros no valor de 104 milhões de dólares. O Secretariado da SADC agradeceu ao Governo dos EUA pelo apoio contínuo da USAID, incluindo outras iniciativas de desenvolvimento no âmbito da Conta do Desafio do Milénio e do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da SIDA (PEPFAR).
O Secretariado indicou que o RDOAG está alinhado com o Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional da SADC (RISDP 2020-2030). No contexto da implementação do RDOAG, o Secretariado manifestou a necessidade de mais apoio nas áreas do ambiente e das alterações climáticas, gestão dos recursos naturais, democracia e governação, segurança alimentar, crescimento econômico, água e energia, saúde e desenvolvimento da juventude.
Ambas as partes concordaram em aprofundar os compromissos sectoriais com o objetivo de reforçar as sinergias e evitar a duplicação de esforços. Esses compromissos setoriais serão facilitados através dos Grupos Temáticos SADC-ICP existentes, que são co-presididos pelo Secretariado e vários ICPs. Para melhorar a monitorização, ambas as partes concordaram em agendar visitas aos vários projetos apoiados no âmbito da RDOAD, como parte da promoção da visibilidade e da melhoria dos resultados e do impacto.
O Comitê Diretivo foi co-presidido pelo Dr. Mubita Luwabelwa, Diretor de Planeamento de Políticas e Mobilização de Recursos (representando a Secretária Executiva Adjunta para a Integração Regional, Angele Makombo N’Tumba; e por Richard Burns, Diretor Adjunto da Missão para a USAID na África Austral. A Representante da USAID no Botswana, Vikkie Stein, também participou, bem como pessoal técnico da USAID e do Secretariado da SADC.
Fonte: Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).