Este ano, a República Islâmica do Irã celebra, em 11 de fevereiro, seu Dia Nacional, ocasião que marca o 44º Aniversário da Vitória da Revolução do país em 1979.
Sua Excelência Hossein Gharibi, Embaixador da República Islâmica do Irã no Brasil, organizou um pequeno almoço para a imprensa na tarde desta quinta-feira (9) em Brasília.
Hossein Gharibi, ao iniciar seu discurso aos convidados informou que este ano Irã e Brasil celebram 120 anos de relações diplomáticas. Aproveitou também para prestar sua solidariedade ao povo da Turquia e Síria por conta dos acontecimentos recentes.
Ao contar um pouco da história sobre a Data Nacional, também chamada de Vitória da Revolução, Gharibi explicou que antes da Independência, grandes potências como a Inglaterra e a Rússia disputaram o território iraniano, principalmente por conta do petróleo.
“Caso o Rei de nossa nação quisesse ir para o sul ou norte, ele tinha de pedir permissão para as autoridades britânicas ou russa respectivamente”, completou o diplomata iraniano.
Independente há mais de quatro décadas, o Irã vem consolidando sua imagem no cenário internacional, tendo hoje uma das maiores economias mundias e sendo um dos principais países produtores e exportadores de petróleo e gás natural.
No âmbito das relações bilaterais com o Brasil, o embaixador do Irã no Brasil destacou que “Nossa relação com o Brasil é centenária, este ano completamos 120 anos. Desde o estabelecimento das relações, mantemos uma boa amizade”. Ele acrescentou que mesmo com as mudanças nos governos de ambos os países, as relações se mantêm amistosas e não foram afetadas.
Gharibi finalizou seu discurso enfatizando que o Irã e o Brasil tem um grande potencial para expandirem juntos em diversas áreas de interesse mútuo. Disse também que as duas nações irão continuar a trabalhar lado a lado para incrementar ainda mais suas relações bilaterais.
Deixe seu comentário