O Purim é um dos feriados mais coloridos do judaísmo e é comemorado todos os anos no dia 14 do mês hebraico de Adar, que comemora a salvação milagrosa do povo judeu no antigo império Persa da conspiração do vizir Hamdan.
A principal mensagem por trás do simbolismo do dia é transmitir esperança. O povo judeu acredita que mesmo que as circunstâncias mostrem o oposto, Deus é capaz de converter todo o mal em bênção e as trevas em luz.
Neste dia, algumas atividades são bastante comuns entre os judeus, sendo elas: ouvir à leitura pública, geralmente na sinagoga, do Livro de Ester de noite e novamente na manhã seguinte, enviar comida para amigos, praticar caridade e comer.
Semelhante ao carnaval brasileiro, o purim é um feriado feliz e bastante colorido, onde as pessoas costumam se juntar com amigos e família vestindo fantasias.
Em Brasília, na noite de quinta-feira (2), a festividade foi celebrada na Residência do Vice-chefe de missão da Embaixada de Israel no Brasil, Yonatan Gonen. O embaixador Daniel Zonshie e a embaixatriz da respectiva missão diplomática estiveram presentes.
Em um breve discurso, Gonen agradeceu os convidados pela presença, elogiando também a criarividade para os trajes. A ocasião foi a primeira comemoração do Purim em solo brasileiro desde a pandemia da covid-19.
Na ocasião foi reproduzido um video mostrando as ruas de Israel durante festividade. Além disso, foi servido um jantar com pratos israelenses típicos.
Deixe seu comentário