O Blockchain Rio Festival, realizado na semana passado no Rio de Janeiro, teve várias atrações que mostraram o papel das mulheres no mercado de inovação. Uma delas foi a premiação da Global Women in Tech, inciativa que almeja capacitar cinco milhões de mulheres e meninas até 2030 com formações em tecnologia.
O evento contou com a participação especial da princesa da família real dos Emirados Árabes (EAU), Sheikha Mozah Bint Marwan Al Maktoum, Em sua palestra no evento, ela destacou como seu país vem empoderando as mulheres e os esforços para aumentar a participação feminina em vários campos. Também reforçou a contribuição das mulheres para a aviação ao longo da história e compartilhou sua experiência como Primeiro Tenente Piloto da Polícia de Dubai.
Presente no evento, o Embaixador dos EAU no Brasil, Saeed Alshehhi, elogiou as relações de amizade e a parceria estratégica bilateral, que se desenvolveu graças aos esforços de suas respectivas lideranças. Destacou também o papel da mulher na sociedade emiradense.
Mudança histórica nos EAU
Em sua palestra no Rio, Sheikha Mozah disse que “os Emirados Árabes ofereceram às mulheres todo o apoio necessário para o sucesso e as considera parceiras ativas na jornada de desenvolvimento do país. Graças ao compromisso da liderança com o equilíbrio de gênero e o empoderamento, as mulheres nos Emirados Árabes Unidos hoje desfrutam de posições de liderança em todos os campos. Elas estão assumindo papéis que antes se acreditava serem adequados apenas para homens. O apoio que as mulheres continuam recebendo nos Emirados Árabes Unidos permitiu que elas se destacassem em diferentes indústrias, incluindo a aviação”.
Sheikha Mozah entregou os “Juventude’ e ‘Lifetime Achievement’ às vencedoras no Rio de Janeiro. A colaboração de Sheikha Mozah com a Women in Tech começou em maio deste ano, quando ela foi convidada a discutir sua experiência como piloto durante o primeiro Women in Tech Summit, em Paris.
Ainda durante o evento, Sheikha Mozah se encontrou com Cris Dos Prazeres, fundadora do VaiNa Web, projeto do Women in Tech lançado no Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro. Eles debateram como a tecnologia e a codificação estão criando novas oportunidades para as jovens.
O Women in Tech é o primeiro de uma série de prêmios regionais oferecidos pela organização internacional sem fins lucrativos do mesmo nome. Entre seus objetivos está diminuir a diferença de gênero e ajudar as mulheres a adotarem a tecnologia. Dubai sediará a edição do Oriente Médio e Norte da África do Prêmio dia 13 de outubro, oferecendo premiação em oito categorias.
* Com informações de Governo de Dubai e Embaixada dos EAU.
Deixe seu comentário