Com cerca de 3 mil km de fronteira com o Brasil, o Peru é um país diverso, tem dezenas de microclimas, regiões belíssimas, povo acolhedor, muitas histórias, tradições e gastronomia saborosa, reconhecida mundialmente. A nação comemora sua data nacional dia 28 de julho, quando no ano de 1821, o general argentino José de San Martin proclamou a independência do país e se tornou seu primeiro presidente.
Quinta-feira, 28, a embaixada do Peru em Brasília festejou a data nacional do país, enfeitada com flores, artesanato e figuras folclóricas, além de imagens em totens e telão mostrando as regiões turísticas peruanas. Na oportunidade, o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, disse que aquela era uma noite de entusiasmo em meio ao ano difícil para o mundo, entre uma pandemia persistente, a guerra na Ucrânia e sucessivas turbulências econômicas. “Uma noite para celebrar a nação peruana, a amizade peruana-brasileira e o bicentenário de independência do Brasil”, comentou.
Turismo na fronteira
O embaixador Rômulo Acurio lembrou que o Brasil e o Peru trabalham juntos com pragmatismo e realismo para fortalecer sua vizinhança, marcada com 3 mil km de fronteira, por uma história de laços seculares e por duas sociedades jovens e criativas que sentem carinho uma pela outra.“Estamos cumprindo o estabelecido em fevereiro último, entre os dois presidentes, a fim de aperfeiçoar o nosso acordo de ampliação econômica e comercial, bem como aumentar o comércio e turismo entre as regiões fronteiriças”, afirmou.
“Também estamos lançando iniciativas – prosseguiu o embaixador – para combater os ilícitos fronteiriços, fortalecer a cooperação técnica em ciência e inovação e aumentar nossa parceria bilateral em assuntos sociais e interculturais”. Disse que o Peru e o Brasil estão estabelecendo um espaço de diálogo sobre questões ambientais e de bioeconomia e ajudando o tratado de cooperação amazônica a ser uma instância transformadora das políticas públicas amazônicas.
Festival Peruano
O embaixador Rómulo Acurio anunciou para 27 de agosto, em Brasília, o Festival Peruano, “uma grande festa de gastronomia, música e cultura peruana, que este ano celebrará o bicentenário de independência do Brasil”. Disse ainda que o Peru acompanhará com interesse o processo democrático do Brasil, confiante no seu povo e instituições, referindo-se às próximas eleições brasileiras.
Em seguida, o embaixador Michel Arslanian, Secretário das Américas do tamaraty, disse que as relações entre o Brasil e o Peru estão marcadas pelo legado e a promessa de uma vizinhança bicentenária. “Nossas relações foram estabelecidas há mais de 190 anos, quando o Peru designou seu primeiro encarregado de negócios no Rio de Janeiro e o império brasileiro fez o mesmo em Lima”, lembrou. Citou temas de interesses comuns dos dois países como comércio, investimentos, cooperação fronteiriça, infraestrutura e logística, saúde, segurança e defesa, cooperação técnica, entre outros.
A festa na embaixada do Peru em Brasília foi animada com apresentação da Banda do Batalhão da Guarda Presidencial e deAlex Castro Trio.O chef peruano Marco Spinoza comandou a cozinha. Foi servido ceviche, pollo picante, lomo saltado, entre outros pratos peruanos, além de pisco sour e vinhos, para os convidados, entre eles, embaixadores, representantes do corpo diplomático e amigos.
Deixe seu comentário