Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Governo Federal abriu consulta pública para incentivar a construção colaborativa do Programa Rotas Negras, iniciativa voltada para o fomento do afroturismo como um motor de desenvolvimento socioeconômico e cultural no Brasil.
A proposta é estimular a valorização da herança afro-brasileira e fortalecer o protagonismo da população negra na construção do patrimônio cultural do país, por meio da criação de rotas turísticas e incentivo ao turismo de base comunitária.
Segundo dados do IBGE, a população negra constitui 55,5% da população brasileira. No entanto, essa parcela majoritária da população ainda é sub-representada no setor turístico, seja na oferta de serviços, na representatividade nas mídias e publicidades ou nos consumidores de serviços turísticos.
Memória e verdade
A iniciativa é do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Coordenação da Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas da Assessoria Especial em Defesa da Democracia, Memória e Verdade (ADMV).
O Rotas Negras é gerido por um Grupo de Trabalho Interinstitucional, do qual o MDHC faz parte, ao lado de representantes de diversos órgãos federais, bem como de integrantes de Ministérios do Turismo, da Igualdade Racial, entre outros.
Fonte: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.