Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma delegação de parlamentares dinamarqueses está no Brasil nesta semana para conhecer detalhes sobre a matriz energética brasileira e a geração de energia verde no país. Formado por parlamentares de diferentes partidos políticos, o grupo também tem como objetivo compreender os desafios que as mudanças climáticas trazem para o Brasil e obter informações para promover a transição energética.
A viagem começa no Rio de Janeiro, onde os parlamentares terão reuniões com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Em seguida, a delegação vai para Brasília, onde estão previstas conversas com o Ministério de Minas e Energia, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e com a Fundação Nacional do Índio (Funai).
Na capital do país, a delegação também irá visitar o Congresso Nacional e dialogar com parlamentares brasileiros com atuação focada na preservação do meio ambiente e em energias verdes. “Dinamarca e Brasil são parceiros de longa data e, desde setembro de 2021, trabalham juntos em projeto de cooperação em energias renováveis. A visita desse grupo faz parte dos esforços da Dinamarca para fortalecer os laços com o Brasil, que é um parceiro fundamental na luta para reduzir os impactos do aquecimento global e das mudanças climáticas”, afirma a embaixadora dinamarquesa no Brasil, Eva Pedersen.
A viagem termina em Fortaleza, onde a delegação irá visitar o Porto de Pecém e o parque industrial da Aeris, empresa brasileira que produz pás para geração de energia eólica.
Fonte: Embaixada da Dinamarca no Brasil.