Com a eletrificação da usina de Bahia Negra no final de 2021, a Administração Nacional de Eletricidade do Paraguai (ANDE) declarou que o país agora funciona com eletricidade 100% renovável. A transição dessa usina marcou uma virada crítica, pois foi a última usina termelétrica do país.
O Paraguai trabalha para alcançar uso exclusivo da energia hidrelétrica desde a década de 1970, viabilizada pelas barragens de Itaipu, Yacreta e Acaray. Em 2018, a barragem de Itaipu sozinha produziu 90,8% da eletricidade do país.
A energia renovável é definida como uma fonte de energia que é reposta de forma natural e constante. A energia eólica, solar e hidrelétrica estão entre as formas mais utilizadas.
Durante uma cerimônia em Bahia Negra, o presidente Abdo Benítez afirmou que a transição foi “um evento histórico sem precedentes”.
No dia 2 de janeiro, o responsável da ANDE, Félix Sosa, declarou: “Chegamos na produção de eletricidade 100 por cento limpa e renovável em todo o território nacional, cumprimos todas as nossas metas para a melhoria da rede de distribuição de eletricidade em 2021 e avançamos na implementação de tecnologias no sistema comercial”.
O Governador do Alto Paraguai, José Domingo Adorno, destacou que essa conquista ajudará no desenvolvimento das comunidades e afirmou: “É um dia histórico para nós e era um sonho almejado por todos, ter energia limpa e renovável”.
Antes de mudar para uma rede de energia renovável, o Paraguai dependia fortemente das importações de diesel.
Agora, o Paraguai se junta ao seleto grupo de países que geram mais de 90% de sua energia a partir de fontes renováveis. Outras nações que já atingiram esse patamar são Islândia, Noruega, Costa Rica, Áustria, Uruguai, Brasil e Dinamarca.
Tendência mundial
Experimentos para demonstrar a viabilidade de redes elétricas totalmente renováveis aumentaram nos últimos anos em todo o mundo.
Em 2017, a China informou que a província de Qinghai estava totalmente operacional, por vários dias, em uma combinação de energia eólica, solar e hidrelétrica. Foi parte do teste da corporação estatal de energia do país para demonstrar a viabilidade de um sistema de energia baseado em combustível não fóssil.
No ano seguinte, a Indonésia demonstrou que tinha energia suficiente armazenada em usinas hidrelétricas para viabilizar uma rede de energia totalmente renovável.
Embora essas conversões ofereçam uma fonte de energia de baixa emissão de carbono e amiga do planeta, alguns especialistas permanecem céticos sobre a viabilidade a longo prazo das energias renováveis, principalmente diante das mudanças climáticas.
Isso é particularmente relevante para o Paraguai, que obtém toda a sua energia hidrelétrica do rio Paraná, que faz parte da grande bacia do Rio da Prata que atravessa Bolívia, Argentina, Brasil e Uruguai.
* Com informações de Epoch Times.
Deixe seu comentário