|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
No dia 25 de abril, a cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra será palco da III Reunião da Rede Amazônica de Autoridades Hídricas (RADA), um evento chave para fortalecer a governança da água na região amazônica, que detém 20% da água doce do planeta e abriga 50 milhões de pessoas.
Chefes de agências de água e autoridades de recursos hídricos dos países membros da OTCA se reunirão para consolidar ferramentas para a gestão sustentável dos recursos hídricos da bacia em conjunto pelos oito países que compartilham o bioma amazônico: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname.
Criada em agosto de 2023, a Rede Amazônica de Autoridades Hídricas é parte do trabalho da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, a OTCA, que reúne os governos dos oitos países amazônicos. A organização é a única entidade no mundo de caráter governamental dedicada exclusivamente à Amazônia. A iniciativa tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com recursos do Fundo para o Meio Ambiente e dos próprios países amazônicos.
Há um ano, a Rede apoia 17 projetos nos países amazônicos para a revitalização, conservação e proteção dos mananciais. Entre essas iniciativas, estão o programa que capacita pequenos agricultores no Rio Negro na Venezuela para cultivo sustentável de 100 hectares, revertendo a degradação da terra onde plantam, um sistema de monitoramento e alerta de cheias junto a 13 comunidades indígenas e não indígenas nas fronteiras entre Bolívia, Brasil e Peru, nas bacias dos rios Madeira, Alto Purus e Alto Juruá e o plantio de 2 mil manguezais jovens e a reabilitação de uma área de mangue de 800 hectares, no Suriname.
A descrição e os mapas das 17 intervenções podem ser consultas aqui.
Fonte: OTCA.




