Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte, fez sua primeira viagem ao Indo-Pacífico na última semana, onde foi recebido pelo Primeiro-Ministro do Japão, Shigeru Ishiba, em Tóquio. Eles fizeram um balanço da parceria de longa data entre a OTAN e o Japão, assinando uma declaração conjunta que visa fortalecer ainda mais esse relacionamento.
“O Japão é um dos parceiros mais valiosos da OTAN e hoje apresentamos nossa visão sobre como fortalecer ainda mais nossa cooperação”, disse o Secretário-Geral. “A Rússia continua a travar uma guerra contra a Ucrânia e sua economia está em pé de guerra. E não desistiu de suas ambições de remodelar a segurança europeia. Enquanto isso, a China busca um grande reforço militar e controle tecnologias-chave, infraestrutura crítica e cadeias de suprimentos. Continua a realizar atividades desestabilizadoras no Indo-Pacífico, e também vemos tropas e armas norte-coreanas sendo usadas contra a Ucrânia – em troca do apoio da Rússia aos programas de armas ilegais da Coreia do Norte.” Ele destacou que “em um mundo mais perigoso, a OTAN e o Japão permanecem fortes para proteger nossos valores, nossa liberdade e a paz.”
O Secretário-Geral Rutte elogiou o plano do Japão de investir 2% do seu PIB em defesa até 2027 e os investimentos contínuos do país, que, segundo ele, “tornarão as forças já capazes do Japão ainda mais fortes”. Além disso, ele ressaltou a importância do apoio multifacetado do Japão à Ucrânia, inclusive por meio da imposição de sanções contra a Rússia, da assinatura de um acordo de segurança entre o Japão e a Ucrânia e de contribuições substanciais para o Fundo Fiduciário do Pacote de Assistência Abrangente da OTAN para a Ucrânia. O Secretário-Geral da OTAN também destacou a importância de fortalecer a colaboração da OTAN com o Japão em áreas-chave, como produção industrial de defesa, defesa cibernética e segurança marítima.
Durante sua visita de dois dias ao Japão, o Secretário-Geral também se encontrou com o Ministro da Defesa do Japão, Gen Nakatani, o Ministro da Economia, Comércio e Investimento, Yogi Muto, e com membros do Conselho da Dieta Japonesa para Segurança Abrangente.
O Sr. Rutte visitou a Base Naval de Yokosuka na terça-feira, onde foi informado pelas Forças de Autodefesa Marítima do Japão a bordo de uma fragata da classe Mogami. Ele também visitou a fábrica de Kamakura da Mitsubishi Electric e participou de uma mesa redonda com startups japonesas de uso duplo.
Fonte: OTAN.