Quando se fala em México, uma das referências mais fortes em todo mundo é Frida Kahlo, a pintora transgressora, sofrida e talentosa, mulher do também pintor Diego Rivera. Agora, os brasilienses têm a oportunidade de observar melhor essa artista, por meio da exposição “Imperfecta”, montada na embaixada do México, em Brasília, até dia 30 de dezembro.
Paralelamente, no mesmo espaço, foi inaugurada no mesmo dia, 28 de outubro, a mostra “Altar de Muertos 2021”, que também pode ser apreciada até o final deste ano. Na abertura das duas exposições estiveram presentes embaixadores, representantes do corpo diplomático, imprensa e convidados. A cantora Damelis Castillo se apresentou durante o evento, seguido de coquetel.
Frida
“Imperfecta” contém 18 obras de 15 artistas brasileiros que trabalharam em torno da figura e trajetória artística de Frida Kahlo, nascida em 1907, em Coyoacán, e que aos 18 anos de idade sofreu um acidente de carro que lhe causou dores e sofrimento pelo resto da vida.
“O projeto Imperfecta, sem dúvida, rende uma merecida homenagem a mulher através da inspiração da figura excepcional”, disse o embaixador do México, José Ignácio Piña Rojas. A curadoria da mostra é Adriana Scartasis.
Altar
A exposição “Altar de Muertos” é dedicada a Frida Kahlo e também uma homenagem aos mortos em todo o mundo em consequência da Covid-19. Sobre essa exposição, o embaixador Piña Rojas comentou: “É importante recordar que esta é uma das festividades mais significativas das expressões do México”. Explicou que se trata de “uma cerimônia fruto da união das crenças indígenas com o catolicismo espanhol, que forjou o caráter religioso único e colorido da identidade mexicana”.
Na opinião do diplomata, as homenagens no dia dos mortos são uma forma de expressão onde se convive o sincretismo religioso da Ibero Americano e os povos pré-hispânicos que habitaram a Mesoamérica. Por seus valores culturais, em 2008, as festividades mexicanas relativas ao Dia dos Mortos foram incluídas na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.
SERVIÇO:
Mostras: “Imperfecta” e “Altar de Muertos”
De segunda a sexta-feira: das 10h às 13:00h e das 15h às 17h, até 30 de dezembro de 2021
Espaço Cultural Afonso Reyes, embaixada do México, SES quadra 805, lote 18, Brasília – DF, telefone 61-3204-5200
Entrada franca
Deixe seu comentário