Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente do Parlamento Europeu, o italiano David Sassoli, morreu nesta terça-feira, 11, em Aviano, na Itália, onde estava internado desde o final de dezembro com uma “disfunção do sistema imunológico”.
O social-democrata italiano já havia superado a leucemia e passou parte de 2021 internado por pneumonia. Acabou sendo hospitalizado um dia após o Natal, em estado grave.
O mandato do político começou em 2019 e terminaria este mês, no meio da legislatura europeia, com duração de cinco anos. A eleição de seu sucessor está marcada para 18 de janeiro e Roberta Metsola, conservadora de Malta, deve vencer.
O falecimento de Sassoli comoveu a liderança do bloco europeu. No Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, escreveu: “estou extremamente triste com a perda de um grande europeu, de um orgulhoso italiano, um jornalista atento, um extraordinário presidente do Parlamento Europeu e, acima de tudo, um amigo”.
Ela determinou que as bandeiras da UE fossem içadas a meio-mastro em todos os edifícios das instituições europeias em sinal de luto.