O chanceler turco Mevl Cavusoglu informou que os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, irão se reunir em Antália, na Turquia, no próximo dia 10 de março.
“O encontro será realizado de maneira trilateral. Eu também participarei”, explicou o ministro à agência de notícias Anadolu. Cavusoglu Várias nações do mundo tentam mediar as negociações de paz entre os dois governos, que já realizaram três encontros em Belarus, mas sem grandes avanços.
A Turquia condenou a invasão russa, mas o presidente Recep Tayyip Erdogan declarou que o país não vai aderir às sanções contra Moscou anunciadas pelos Estados Unidos e outras nações.
Este será o primeiro encontro entre os chanceleres dos dois países desde que o começo da guerra, em 24 de fevereiro.
Outro país que se dispôs a organizar um encontro de alto nível para tratar da paz é Israel. O embaixador ucraniano no país, Yevgen Kornichuck, assegurou na segunda-feira, que Jerusalém poderia ser a sede de uma reunião para abordar o tema.
Nos encontros até aqui, houve um conflito nas condições para encerrar a guerra de imediato. Apenas alguns acordos temporários sobre corredores humanitários para saída de ucranianos do país.
Kiev exige que o exército russo saiam do seu território imediatamente e sem pré-condições. Enquanto Moscou, além da rendição ucraniana, quer o reconhecimento das áreas separatistas de Donetsk e Lugansk, como repúblicas independentes, e da Crimeia, já anexada 2014, e a garantia de que Ucrânia não entrará na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nem na União Europeia.