Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nqobizitha M. Ndhlovu, Ministro da Indústria e Comércio da República do Zimbábue, encerrou oficialmente no início do mês a 7ª Semana Anual de Industrialização da SADC (SIW) no Harare International Convention Centre.
Em seu discurso de encerramento, o Honorável Ministro destacou a necessidade de os Estados-Membros da SADC reconhecerem que um esforço de industrialização liderado pelo setor privado, que visa criar empregos e elevar os padrões de vida dos cidadãos da SADC, continua sendo a principal prioridade.
Ele pediu aos Estados-Membros que tomassem consciência do fato de que, para alcançar crescimento econômico e desenvolvimento sustentados, a região precisa aumentar o comércio interno entre si e os instou a concluir os processos de ratificação do Protocolo da SADC sobre Indústria.
Ndlovu solicitou a todas as partes interessadas que continuem a ter uma unidade de propósito para garantir que a região da SADC atinja todo o seu potencial na agenda de industrialização, conforme delineado na Estratégia e Roteiro de Industrialização da SADC (2015-2063).
Ele agradeceu aos palestrantes por apresentarem tópicos bem articulados que permitiram à SADC fazer um balanço do progresso na agenda de industrialização. Ndlovu observou que suas contribuições inestimáveis certamente permitirão que os Estados-Membros se esforcem para garantir que a região continue a subir na cadeia de valor por meio da adoção de políticas e estratégias que promovam a adição de valor e o beneficiamento de seus abundantes recursos naturais.
Por sua vez, Angele Makombo N’tumba, Secretária Executiva Adjunta da SADC para Integração Regional, estendeu seu apreço ao Setor Privado, particularmente à Confederação das Indústrias do Zimbábue (CZI) e aos Parceiros de Cooperação Internacional, como a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (UNECA), que contribuíram significativamente para o sucesso da 7ª SIW. Ela observou que a colaboração entre os setores público e privado, juntamente com os parceiros da UNIDO e da UNECA, demonstrou o poder da unidade para entregar uma SIW bem-sucedida e desbloquear o potencial para melhorar a vida das pessoas.
A Secretária garantiu aos delegados e principais partes interessadas que o Secretariado garantirá que a “Declaração de Harare” da SIW será apresentada ao próximo Conselho de Ministros da SADC e à 44ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo para sua consideração.
A Semana da Industrialização da SADC começou em 28 de julho de 2024 com um Dia de Conscientização da Mídia para aumentar a conscientização sobre os esforços de industrialização e a importância da mídia na promoção e compreensão da agenda de Industrialização da SADC. Foi seguida por uma bem-sucedida Conferência de Investimentos, que contou com a presença de mais de 900 delegados e foi oficialmente aberta pelo Vice-Presidente da República do Zimbábue, Dr. CGDN Chiwenga.
O clímax do evento viu a abertura oficial da Semana de Industrialização da SADC por Sua Excelência, Dr. Emmerson Dambudzo Mnangagwa, o Presidente da República do Zimbábue. O evento contou com a presença de mais de 2300 delegados da região da SADC, além de um número recorde de 267 expositores que apresentaram uma ampla gama de produtos produzidos nos países da SADC.
A 7ª Semana da Industrialização da SADC proporcionou uma plataforma para os Estados-Membros da SADC, o Setor Privado, Parceiros Internacionais, Formuladores de Políticas, Pesquisadores, PMEs, Instituições Financeiras e a Sociedade Civil compartilharem experiências sobre como impulsionar a agenda de industrialização e transformação econômica para a região.
Fonte: SADC.