O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira participou ontem (21), da reunião do G4, à margem do Debate Geral da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). Os Ministros do Brasil, Alemanha, Índia e Japão renovaram o compromisso do grupo com a necessidade urgente de uma reforma estrutural no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Os Ministros reiteraram que a expansão do Conselho de Segurança da ONU, tanto nas categorias de membros permanentes, quanto não permanentes, é essencial para aprimorar a representatividade e, portanto, a legitimidade e a eficácia das decisões do órgão.
Manifestaram forte preocupação com a persistente ausência de progresso substantivo nas negociações sobre a reforma. Concordaram em lidar com o tema de forma decisiva na AGNU, intensificando o diálogo com todos os estados membros, com o objetivo de alcançar resultados concretos.
Sobre o G4
Criado em 2004 pelos chefes de Estado e Governo da Alemanha, Brasil, Índia e Japão, o Grupo tem a finalidade de promover a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) mediante a expansão das duas categorias de membros do órgão: permanentes e não- permanentes (rotativos).