Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministro Mauro Vieira iniciou ontem (18), visita de trabalho a Amã com reunião na qual discutiu a relação bilateral e a conjuntura no Oriente Médio com o chanceler da Jordânia, Ayman Safadi.
A posição do Brasil, de denúncia da grave situação humanitária em Gaza, e o papel desempenhado na Presidência do CSNU, em outubro passado, são muito valorizados pela Jordânia, afirmou Safadi: “são posições coerentes com os valores do Brasil, que compartilhamos, e com o direito internacional”.
No âmbito bilateral, os Ministros anunciaram, em entrevista coletiva, que os países vão priorizar as áreas de comércio, investimentos, agricultura, turismo e defesa para o estreitamento da cooperação.
Antes de partir de Amã para Beirute, o Ministro Mauro Vieira, acompanhado pelo Embaixador Márcio Fagundes do Nascimento, foi recebido em audiência pelo Rei Abdullah II.
Abdullah II transmitiu o reconhecimento da Jordânia pelo papel diplomático do Brasil e do Presidente Lula diante do drama humanitário em Gaza. Afirmou também haver interesse da Jordânia em aprofundar a cooperação em defesa e agricultura.
A Jordânia exerce papel central na manutenção da estabilidade no Oriente Médio, e é um tradicional parceiro do Brasil na região. O comércio bilateral foi de US$ 532 milhões em 2023, com destaque para as crescentes importações brasileiras de fertilizantes.