Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira está nos Emirados Árabes Unidos, para cumprir agenda oficial. Este ano, Brasil e EAU celebram cinquentenário do estabelecimento de laços diplomáticos.
No país, o Chanceler se reuniu com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Xeique Abdullah bin Zayed Al Nahyan, para tratar de temas de interesse mútuo, com foco na preparação da visita ao Brasil do Presidente emirate, Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Em 2023, o Presidente Lula esteve 2 vezes no país árabe.
Na ocaisão, os ministros falaram também sobre o fortalecimento da Parceria Estratégica em áreas como comércio, investimentos, energia, defesa, agricultura e ciência e tecnologia, assim como sobre temas regionais e globais.
No encontro com o Ministro do Comércio Exterior Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, e acompanhado do Embaixador do Brasil nos Emirados, Sidney Romeiro, Vieira destacou o comércio bilateral e conversou sobre a negociação MERCOSUL-Emirados Árabes, cuja nova rodada negociadora está prevista para outubro do ano corrente.
Brasil e Emirados Árabes Unidos cooperam na agenda climática, tendo em vista a realização da 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28) em Dubai e a organização da COP30 em Belém do Pará, no Brasil, em 2025.
Em 2023, o fluxo comercial entre os dois países atingiu US$ 4,4 bilhões, com superávit, para o Brasil, de US$ 2 bilhões. Em julho, foram iniciadas negociações sobre o estabelecimento de acordo de livre comércio entre os Emirados Árabes Unidos e o MERCOSUL.