Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada do Reino do Marrocos no Brasil celebrou o 24° Aniversário de Ascensão ao Trono da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, na noite de segunda-feira (31), com uma recepção na sede da Embaixada em Brasília.
Após agradecer a todos pela presença, o embaixador marroquino no Brasil, Nabil Adghoghi, destacou em seu discurso que Brasil e Marrocos se encontram atualmente na melhor fase da relação bilateral, compartilhando valores em comum, assim como “a visão convergente sobre temas multilaterais e globais, como o desenvolvimento sustentável, a migração, o comércio internacional,a paz e segurança no mundo”.
Prosseguiu afirmando que a cooperação entre as duas nações, atualmente, tem resultado em mais coordenação diplomática, maior fluxo comercial e mais cooperação técnica e científica, a qual está sendo expandida em diversas áreas, com destaque para os setores da energia e da agropecuária.
No que diz respeito ao comércio bilateral, Adghogi enfatizou que o fluxo comercial ultrapassou, em 2022, mais que 3 bilhões de dólares, o dobro em relação ao ano de 2017. “Por outro lado, as exportações brasileiras em produtos agrícolas ultrapassaram, no ano passado, 1,2 bilhão de dólares. Quase o dobro em relação a 2021” acrescentou.
Falou também sobre o Acordo Quadro de Defesa que acabou de ser aprovado pelo Senado Federal e do Acordo de Facilitação de Investimentos que está em andamento na Câmara dos Deputados. Reforçou ainda que o Acordo sobre Assistência Mútua em Matéria Aduaneira será finalizado ainda este ano.
Segundo o diplomata marroquino, o “futuro da parceria Marrocos-Brasil se baseia em três pilares fundamentais: segurança alimentar, com presença da empresa marroquina que produz adubos e fertilizantes no Brasil, não só no âmbito comercial, como também industrial e científico; conectividade marítima e o terceiro pilar é a África”.
O embaixador marroquino enfatizou também em seu discurso o papel de destaque do Marrocos no continente africano, reforçando que o país tem mantido uma postura pacífica, defendendo valores da tolerância e coexistência religiosa, além de zelar por relacionamentos pacíficos com as demais nações do mundo.
Além disso, o Marrocos segue comprometido com os esforços das Nações Unidas em busca de uma solução política para a questão do Sahara, através da iniciativa de autonomia dentro da soberania nacional e da integridade territorial do país.
Na oportunidade, Adghoghi condecorou o colega homólogo, embaixador Julio Bitelli
com a mais alta distinção outorgada para uma entidade estrangeira. “Esse ato reflete o profundo reconhecimento do Reino do Marrocos perante ao trabalho de excelência conduzido pelo diplomata em seu posto de embaixador do Brasil no Marrocos durante quase 4 anos”, finalizou.
Bitelli por sua vez, disse estar lisongeado com a homenagem e que nos três anos e meio que permaneceu no Marrocos, foi uma honra ter trabalhado em conjunto e parceria com uma nação que se mostra cada vez mais importante, não só para o Brasil, como também para o mundo.
A diretora do Departamento de África do Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty -Embaixadora Ana Paula Simões Silva, disse que o Marrocos é um importante parceiro comercial do Brasil na África e que seus povos compartilham uma grande amizade, sublinhando que “cultura, gastronomia e esporte – principalmente o futebol – são atores essenciais nas relações entre os dois países”.
A embaixadora acrescentou também que o relacionamento longevo e próspero entre Brasil e Marrocos se baseia “em um diálogo fluido, como atestam as reuniões regulares do Mecanismo de Consultas Políticas e pela troca constante de visitas de alto nível.
Concluiu lembrando que a retomada dos voos diretos entre a cidade de São Paulo e a cidade de Casablanca serão de suma importância para o fortalecimento das relações entre as nações, principalmente no setor turístico que terá seu fluxo aumentado.
Na solenidade, os convidados degustaram as deliciosas comidas típicas do Marrocos e apreciaram um belo show ao vivo de violino. Estiveram presentes no evento, embaixadores, membros do corpo diplomático, autoridades do governo, imprensa e amigos do Marrocos.
Dia do Trono
O Dia do Trono é uma celebração nacional que marca a entronização de Mohammed VI no trono de seus ancestrais. Neste dia, o Rei dirige um discurso à nação, durante o qual comunica os projetos que Marrocos pretende concretizar, bem como os diversos esforços desenvolvidos em prol do crescimento do país.
Sua Majestade o Rei Mohammed VI foi coroado em 30 de julho de 1999, após o falecimento de seu pai, o rei Hassan II, em 23 de julho de 1999.