Getting your Trinity Audio player ready...
|
São 20 fotos de lugares históricos de Jerusalém expostas em um dos monumentos mais bonitos de Brasília: a Catedral Metropolitana, na Esplanada dos Ministérios. A exposição foi aberta em 16 de dezembro, com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, autoridades, diplomatas, executivos e amigos de Israel. Em seguida, foi servido um coquetel.
A mostra exibe imagens e símbolos de lugares históricos da cidade milenar. O embaixador Daniel Zonshine destacou a parceria com a Arquidiocese em Brasília que resultou na exposição no Brasil. “A Catedral de Brasília é um símbolo da modernidade da cidade e também da espiritualidade da capital. Agora trouxemos um pedaço de Jerusalém para o Brasil, para que todos tenham acesso à terra santa, à cidade da fé”, afirmou o diplomata.
Catedral
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Catedral de Brasília, tem 70 metros de diâmetro em sua área circular, da qual se elevam 16 colunas de concreto que pesam 90 toneladas. O cálculo estrutural, feito pelo engenheiro Joaquim Cardozo, permitiu a construção da catedral, inaugurada em 31 de maio de 1970, já nesta data com os vidros externos transparentes.
Na praça de acesso à catedral, ficam quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas. As esculturas são de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce. No interior da nave, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço, pesando 100 kg, 200 kg e 300 kg, cada uma. O batistério em forma ovoide teve em suas paredes o painel em lajotas cerâmicas pintadas em 1977 por Athos Bulcão.