Israel abriu sua embaixada em Tegucigalpa na quarta-feira (17) depois de Honduras abrir sua sede diplomática em Jerusalém cinco meses atrás. A decisão veio após decisões semelhantes dos Estados Unidos em 2018 e Guatemala este ano.
O governo do presidente hondurenho Juan Orlando Hernández assinou o decreto de transferência da missão diplomática de Tel Aviv para Jerusalém em junho. “Esperemos que Honduras continue defendendo Israel na arena multilateral e na ONU em particular, na qual o país infelizmente sofre constante discriminação”, disse o embaixador israelense em Honduras, Eldad Golan, em discurso durante a cerimônia de posse. .
Israel não tinha embaixada em Honduras desde 1995, lembrou o diplomata. Os dois países mantém relações diplomáticas desde 1950.
Hernández, que termina seu mandato em janeiro de 2022, disse em seu Twitter que a abertura da embaixada “mais do que um ato entre dois governos, é uma relação de cooperação e amizade. Minha aspiração é que o próximo a dirigir o destino do nosso país, mantenha a embaixada de Honduras em Israel em Jerusalém”, disse o presidente em discurso. Ele lembrou ainda que Israel fez doações de vacinas contra a Covid-19 aos hondurenhos no auge da pandemia.
Deixe seu comentário