Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Primeiro Ministro da Índia, Shri Narendra Modi, e o Presidente das Maldivas, Sua Excelência Dr. Mohamed Muizzu, se encontraram em 7 de outubro de 2024 e revisaram de forma abrangente toda a gama de laços bilaterais, ao mesmo tempo em que observaram o progresso feito por ambos os países no aprofundamento de seu relacionamento historicamente próximo e especial, que contribuiu imensamente para a melhoria dos povos dos dois países.
O Primeiro Ministro da Índia ressaltou a importância atribuída pela Índia ao seu relacionamento com as Maldivas sob sua Política e Visão “Vizinhança em Primeiro Lugar” SAGAR, e reafirmou o compromisso inabalável da Índia em ajudar as Maldivas em sua jornada de desenvolvimento e prioridades. O Presidente das Maldivas agradeceu à Índia por sua assistência financeira emergencial oportuna, inclusive por meio da rolagem de letras do Tesouro subscritas pelo SBI no valor de US$ 100 milhões em maio e setembro de 2024 por um período adicional de um ano que forneceu a tão necessária almofada financeira para as Maldivas no atendimento de suas necessidades urgentes de financiamento. Ele reconheceu o papel contínuo da Índia como o “Primeiro Respondente” das Maldivas em tempos de necessidade, após a assistência anterior da Índia na última década durante a crise hídrica de 2014 em Malé e a pandemia de Covid-19.
O Presidente das Maldivas, Dr. Mohamed Muizzu, expressou sua apreciação pela decisão do Governo da Índia de estender o suporte na forma de USD 400 milhões e INR 30 bilhões como um acordo bilateral de swap cambial, instrumental para enfrentar os desafios financeiros atuais enfrentados pelas Maldivas. Os líderes também concordaram em implementar medidas adicionais para apoiar as Maldivas no enfrentamento de seus desafios financeiros.
Os líderes reconheceram que era um momento oportuno para ambos os lados traçarem uma nova estrutura para cooperação com o objetivo de transformar de forma abrangente o relacionamento bilateral em uma Parceria Abrangente de Segurança Econômica e Marítima, que seja centrada nas pessoas, orientada para o futuro e que atue como uma âncora de estabilidade na Região do Oceano Índico.
A cooperação estreita entre a Índia e as Maldivas beneficiou ambos os países em fóruns regionais e internacionais e ampliou a voz um do outro em questões de interesse comum. Com a recente assinatura da Carta do Conclave de Segurança de Colombo (CSC), a Índia e as Maldivas, como membros fundadores do CSC, reafirmaram ainda mais o trabalho em estreita colaboração para promover seus interesses marítimos e de segurança comuns com o objetivo de alcançar uma Região do Oceano Índico segura, protegida e pacífica. Os dois lados também concordaram em continuar trabalhando em estreita colaboração em fóruns multilaterais.
Os líderes orientaram autoridades da Índia e das Maldivas a implementar as áreas delineadas de cooperação de forma oportuna e eficiente com o objetivo de orientar a Parceria Abrangente de Segurança Econômica e Marítima entre os dois países para o benefício comum dos povos da Índia e das Maldivas, bem como para a Região do Oceano Índico. Eles decidiram constituir um novo Grupo Central de Alto Nível para supervisionar o progresso na implementação deste documento de visão. A liderança deste grupo será decidida mutuamente entre os dois lados.
Fonte: Governo da Índia – Gabinete do Primeiro-ministro.