Getting your Trinity Audio player ready...
|
Índia e Indonésia decidiram no sábado aprofundar suas relações em áreas como segurança, fabricação de defesa, comércio, FinTech e IA. Os dois países também concordaram em trabalhar em estreita colaboração em setores como segurança alimentar, energia e gestão de desastres.
Este desenvolvimento ocorreu após uma reunião entre o Primeiro Ministro Narendra Modi e o Presidente indonésio visitante Prabowo Subianto em Nova Déli.
O Presidente indonésio Subianto, que chegou em sua visita inaugural à Índia em 23 de janeiro, será o Convidado Principal nas comemorações do 76º Dia da República em 26 de janeiro.
Em sua declaração à mídia, o Primeiro Ministro Narendra Modi disse que os dois países decidiram fortalecer sua cooperação no setor de defesa e trabalhar juntos nas áreas de fabricação de defesa e cadeia de suprimentos.
O Primeiro Ministro disse que a Índia e a Indonésia enfatizaram a cooperação em Segurança Marítima, Segurança Cibernética, Contraterrorismo e Desradicalização.
“O acordo assinado hoje sobre Segurança Marítima e Proteção fortalecerá nossa cooperação nas áreas de Prevenção ao Crime, Busca e Resgate e Capacitação. Nos últimos anos, nosso comércio bilateral cresceu rapidamente e, no ano passado, ultrapassou US$ 30 bilhões”, disse o primeiro-ministro Modi.
“Índia e Indonésia também estão cooperando estreitamente em várias plataformas multilaterais. A Indonésia está no centro da nossa Política do Ato Leste e damos as boas-vindas à filiação da Indonésia ao BRICS”, disse o primeiro-ministro.
Mantendo que a Indonésia é um parceiro importante da Índia na ASEAN e na região do Indo-Pacífico, o primeiro-ministro disse: “Ambos os países estão comprometidos em manter a paz, a segurança, a prosperidade e a ordem baseada em regras em toda esta região. Concordamos que a Liberdade de Navegação deve ser garantida de acordo com as Leis Internacionais”.
“Em nossa Política do Ato Fácil, a ênfase foi dada à unidade e centralidade da ASEAN. Continuamos a trabalhar juntos em plataformas como G-20, ASEAN e Associação da Orla do Oceano Índico”, disse o primeiro-ministro Modi.
“Agora também damos as boas-vindas à filiação da Indonésia ao BRICS. Em todos esses fóruns, trabalharemos em coordenação e cooperação para os interesses e prioridades das nações do Sul Global”, acrescentou o primeiro-ministro.
Em sua observação, o Primeiro-Ministro também disse que os dois líderes também mantiveram discussões sobre diversificação do acesso ao mercado e da cesta comercial.
“Damos as boas-vindas à reunião do CEO Forum realizada hoje e aos acordos finalizados no setor privado. Também decidimos fortalecer ainda mais a cooperação em áreas como FinTech, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Infraestrutura Pública Digital”, disse o PM Modi.
Os dois países também decidiram trabalhar juntos nos setores de Energia, Minerais Críticos, Ciência e Tecnologia, Espaço e Educação STEM. Também foi acordado que as Autoridades de Gestão de Desastres de ambos os países se reunirão para realizar Exercícios Conjuntos.
Nos setores de Saúde e Segurança Alimentar, a Índia está compartilhando seus aprendizados e experiências do Mid-Day Meal Scheme e do Public Distribution System com a Indonésia, disse o Primeiro-Ministro Modi.
Sublinhando que o relacionamento entre a Índia e a Indonésia remonta a milhares de anos, o PM Modi sustentou que “os contos inspirados no Ramayana e no Mahabharata, e o ‘Bali Jatra’ são testamentos vivos dos antigos laços culturais e históricos entre nossas duas grandes nações”.
Ele também expressou sua felicidade que, após o Templo Budista Borobudur, “a Índia agora também contribuirá para os esforços de conservação do Templo Hindu Prambanan”. O ano de 2025 será celebrado como o Ano Indo-ASEAN do Turismo.
Os dois países também assinaram cinco MoUs em áreas como saúde, segurança marítima, desenvolvimento digital, cultura e medicina tradicional.
Fonte: India News Network.