Durante a edição 2022 da conferência anual de todas as redes diplomáticas consulares, econômicas e culturais belgas no Brasil, o embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Hermann realizou no dia 15 de junho um evento em sua residência oficial em Brasília. Na cerimônia, os convidados puderam se maravilhar com o show do músico e compositor brasiliense, Pablo Fagundes; e o concerto do grupo Esdras.
Foram dois dias de reuniões de dirigentes da rede belga no Brasil, mediadas pelos cônsules gerais no Rio e São Paulo (Daniel Dargent e Matthieu Brander); e cônsules honorários, conselheiros econômicos, instituições comerciais, acadêmicas e culturais belgas no Brasil, empresas e parceiros. Destaque para Mesa Redonda de Inovação Sustentável, com debate nos desafios, oportunidades e principais tendências de inovação entre o Brasil e a Bélgica.
Hermann começou seu discurso dizendo que “Este ano representa uma grande despedida. É a despedida da Pandemia. Agora é a retomada econômica, cultural e consular das relações. Conhecemos o vírus e agora sabemos como podemos trabalhar. Houve muitas discussões muito interessantes com o governo do Brasil, das empresas e do governo do Distrito Federal, especialmente com encontros entre representantes do GDF com representantes belgas, da região belga de Bruxelas”.
O embaixador disse que os números para os três primeiros meses do ano de 2022 entre Bélgica e Brasil são excelentes, assim como os números dos investimentos belgas no Brasil estão excelentes, e destacou também que o fortalecimento das relações entre os dois países só deve continuar a crescer.
“Estamos em tempos difíceis. O conflito entre Rússia e Ucrânia está resultando em efeitos muito graves sobre o abastecimento, energia, gerando fome e pobreza em todo o mundo. Esperamos que a guerra acabe logo. A Ucrânia é um grande país pacífico e poderá superar essa agressão. A questão das sanções europeias da OTAN é um assunto muito difícil” explicou o embaixador belga.
Segundo Patrick Hermann, o aumento das sanções implicará em ataques russos contra outros países, além da Ucrânia. Hermann tem convicção de que a OTAN e União Europeia, com apoio do Conselho de Segurança do Brasil e outros países irão prover a criação de medidas que permitam a retomada econômica global, de empregos e de segurança.
Finalizando seu discurso, o diplomata belga aproveitou a oportunidade para lembrar que está deixando o Brasil em breve, após três anos de missão diplomática. O embaixador falou que sentirá muita saudade do Brasil e do povo acolhedor “Brasília é a cidade mais linda que eu já conheci”, elogiou Hermann.
Deixe seu comentário