|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Governo do Brasil articula o envio de uma equipe técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para apoiar as operações de busca e resgate às vítimas do terremoto que atingiu a Venezuela na noite da última quarta-feira (24). A iniciativa está sendo coordenada entre a Anatel, o Ministério das Comunicações e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A missão utilizará equipamentos de monitoramento de espectro capazes de identificar e localizar sinais emitidos por dispositivos de telecomunicações – como sinais de aparelhos celulares -, tecnologia que pode auxiliar equipes de resgate na localização de sobreviventes em áreas atingidas por desastres naturais. Os mesmos equipamentos já foram empregados pela Anatel em operações de resposta a emergências no Brasil, como deslizamentos de terra e outras ocorrências de grande impacto, contribuindo para ampliar a capacidade de localização de vítimas em regiões de difícil acesso.
Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a atuação demonstra como a infraestrutura e o conhecimento técnico do setor de telecomunicações podem contribuir diretamente para salvar vidas. “As telecomunicações também cumprem uma missão humanitária. A tecnologia desenvolvida e utilizada no Brasil pode apoiar operações de busca em situações críticas, reforçando a cooperação internacional e colocando nossa capacidade técnica a serviço da proteção da vida”, disse.
Leia mais: https://acesse.one/0xpta7b
Fonte: MRE


