Getting your Trinity Audio player ready...
|
Jasem Mohamed Albudaiwi, Secretário-Geral do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), e Antonio Costa, Presidente do Conselho Europeu, discutiram uma série de iniciativas e projetos conjuntos, enfatizando a importância de aprimorar e desenvolver relações de cooperação entre os países do CCG e a União Europeia (UE) para o benefício, desenvolvimento e prosperidade de seus povos, atendendo aos interesses de ambos os lados. Esta discussão ocorreu durante a reunião de terça-feira, 18 de março de 2025, na capital belga, Bruxelas, à margem da Nona Conferência de Bruxelas sobre a Síria.
Durante a reunião, eles revisaram várias questões, particularmente maneiras de aprimorar e desenvolver as relações Golfo-Europa dentro da estrutura da parceria estratégica. Eles também acompanharam os resultados da primeira cúpula de Suas Majestades e Altezas, os líderes dos estados-membros do GCC e os chefes de estado e governo dos países-membros da UE, realizada em outubro de 2024 em Bruxelas sob o título “Parceria Estratégica para a Paz e a Prosperidade”.
Eles enfatizaram a importância de monitorar e implementar esses resultados para garantir a obtenção das metas desejadas e produzir resultados positivos antes da próxima cúpula. Além disso, foram discutidos os preparativos para a próxima reunião ministerial Golfo-Europa, programada para outubro no Kuwait.
Ambos os lados afirmaram a necessidade de acabar com a crise em Gaza de acordo com as resoluções internacionais. Neste contexto, Sua Excelência expressou gratidão ao Presidente do Conselho Europeu pelas valiosas posições europeias em apoiar a causa palestina e rejeitar as violações das forças de ocupação israelenses contra o povo palestino em Gaza e outros territórios palestinos.
Eles também reconheceram o papel significativo da UE no apoio à estabilidade na Síria. Além disso, ambos os lados reiteraram seu apoio a todos os esforços regionais e internacionais destinados a garantir a segurança e a estabilidade na região e no mundo.
Fonte: GCC.