Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Reino do Lesoto é um país africano sem saída para o mar, localizado na África Austral e totalmente rodeado pela África do Sul. Sua gastronomia consiste em uma fusão de tradições africanas, do povo Basotho, além de influências britânicas e de outras origens.
O povo Basotho, conhecido pela sua vida pacífica e simples, tem uma cultura alimentar que reflete esta simplicidade – utilizando poucos ingredientes, métodos de cozinha simples e o mínimo de especiarias.
São comidas típicas do país africano:
Espiga de milho assada: Alimento básico no país, as espigas de milho assadas são comumente vendidas em barracas nas ruas, servindo como lanche em horários variados do dia. É uma ótima opção para um lanche rápido.
Makoenya: Também denominado pelos locais de “bolo gordo”, consistem em deliciosos bolinhos fritos, semelhantes ao sonho brasileiro, porém, desprovido de recheio. É bastante comum nas barracas de comidas de rua.
Salada de beterraba e cenoura: Servida geralmente como entrada, consiste simplesmente em uma mistura de beterrabas cortadas com cenouras, temperadas a gosto com sal.
Papa: Mingau consistente feito de milho, cuja farinha é cozida com água em uma panela grande, geralmente em fogo de lenha. Parece mole e macio durante o processo de cozimento, mas depois de resfriado, torna-se sólido.
Moroho: Também chamado de espinafre africano, é um vegetal nutritivo de folhas verdes que é um ingrediente chave na dieta do Lesoto. Muitas vezes é cozido com cebola e tomate, ou às vezes combinado com um pouco de ‘papa’.
Ensopado de rabo de boi: Ensopado rico e farto, é feito com rabada de cozimento lento com uma variedade de temperos, vegetais e, às vezes, um pouco de cerveja local. O processo de cozimento lento amacia a carne até que ela fique macia, deixando o caldo com um sabor profundo e saboroso.
Dikgobe: Prato composto por uma combinação de ervilha, feijão e samp, que é milho processado, dando ao prato uma consistência de mingau. Os ingredientes são cozidos em uma pequena quantidade de gordura ou óleo, enquanto o sal é usado como tempero.
Pudim de malva: Sobremesa de origem holandesa, consiste em um bolo rico e esponjoso feito com geleia de damasco, que depois de assado é embebido em um molho decadente, resultando em uma delícia úmida e levemente caramelizada.