Getting your Trinity Audio player ready...
|
Brasil, uma terra de paisagens de tirar o fôlego e cultura vibrante, também ostenta uma herança culinária tão rica e diversa quanto seu povo.
A culinária brasileira é uma fusão atraente de influências portuguesas, africanas e indígenas.
Confira alguns dos nossos pratos e comidas típicas:
Moqueca: Mais do que um mero ensopado de peixe, a moqueca é servida com floreio teatral enquanto a panela de barro fumegante é descoberta na mesa em meio a nuvens de vapor perfumado.
Pão de queijo: Crocantes por fora e macios e mastigáveis por dentro, os pãezinhos sem glúten são feitos com farinha de tapioca, ovos e queijo curado minas ralado (um queijo de leite de vaca do estado de Minas Gerais), enrolados em pequenas bolas.
Acarajé: Comida de rua popular originária do estado da Bahia. Essas guloseimas apresentam bolas fritas de massa de feijão-fradinho, crocantes por fora e macias por dentro. A singularidade do acarajé está em seus recheios saborosos.
Açaí: De todas as frutas da Amazônia, o açaí é talvez o mais conhecido, graças ao seu status de superalimento. Tradicionalmente consumido por tribos indígenas como fonte de energia, a fruta roxa dura também é usada na culinária amazônica como molho para acompanhar peixes.
Feijoada: Ensopado farto de feijão preto, linguiças e cortes de carne de porco de qualidade variada – tradicionalmente tendendo para o mais baixo, com pés e orelhas, todos entrando na mistura.
Caldo de cana: Bebida tradicional brasileira que remonta ao período colonial, quando as plantações de cana eram uma parte importante da economia do Brasil, maior exportador de cana do mundo.
Frango com pequi: Este prato típico da região Centro-Oeste é uma herança dos bandeirantes que viveram no século XVII e usavam a receita para curar a ressaca. É feito de galinha caipira cozida por um tempão, arroz, cheiro-verde, pimenta e diversos outros temperinhos que dão sabor à comida.
Caipirinha: Coquetel nacional do Brasil, vem do estado de São Paulo, feito com cachaça, uma bebida derivada de caldo de cana, limão fresco, açúcar e gelo picado.
Churrasco: Carne assada na churrasqueira ou diretamente no solo, no estilo denominado “fogo de chão”, quase sempre em grandes espetos, na região sul, e grelha nas outras regiões.