Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada da Bélgica no Brasil comemorou, dia 21 de novembro (terça-feira), em Brasília, a Festa do Rei – evento que é celebrado desde 15 de Novembro de 1866 com a coroação do primeiro Rei belga, Leopold I. O evento reuniu Embaixadores, representantes do corpp diplomático, membros da sociedade civil, imprensa e amigos. Foi uma noite animada repleta de música e variadas comidas e bebidas tradicionais. Até os smurfs estiveram presentes para tirar foto e divertir os convidados.
Durante a cerimônia, o Embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, falou sobre a importância da data para o povo, independência, os conflitos mundiais e sobre as sólidas e longevas relações com o Brasil.
Festa do Rei
O Dia do Rei (Koningsdag, Fête du Roi, Fest des Königs) é comemorado desde 1886 em 15 de novembro, dia do nome de Leopoldo e Alberto, nomes escolhidos para os primeiros quatro herdeiros do trono belga.
Todos os anos, o Dia do Rei é uma ocasião para valorizar a unidade da Bélgica na sua diversidade multicultural, simbolizando apelo da nação ao seu chefe de Estado e aos valores incorporados pela monarquia.
“Ao longo dos 192 anos de independência belga, a monarquia evoluiu profundamente em linha com o destino do país. Isso nos lembra quando a Bélgica foi atacada e libertada graças à solidariedade internacional”, disse Claes.
Conflitos
Sobre os conflitos que assolam o mundo, Claes sublinhou que “em virtude de nossas experiências e valores, a Bélgica continua a apoiar firmemente a Ucrânia, vítima de uma guerra injusta e cruel, que colocam em caos os fundamentos da ordem internacional e isso não pode ser tolerado”.
O diplomata reforçou que a monarquia belga sempre promoveu ativamente suas escolhas em prol do benefício do futuro do planeta, como a luta contra as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, a educação e a luta contra a desigualdade, a proteção das crianças em conflitos armados, ação humanitária e manutenção da paz.
Perante à situação do Oriente Médio, o diplomata belga enfatizou a urgência em um cessar-fogo para resguardar os direitos básicos de todos a autodeterminação e em prol do futuro das novas gerações.
“Violência, indiferença e ódio não servem para nada e apenas pioram os problemas. Todos sabemos que a diplomacia, o diálogo, a solidariedade e o respeito são os pilares para a resolução de conflitos, por mais difíceis que sejam”, frisou.
Bélgica e Brasil
Bélgica e Brasil mantém uma longa tradição de estreita cooperação em todas as áreas, fato refletido no excelente comércio bilateral, nos investimentos e na forte presença de empresas belgas em solo brasileiro. “Sinto -me honrado em poder continuar o trabalho de gerações de diplomatas belgas no Brasil, em estreita cooperação com os consules, empresas e os muitos amigos da Bélgica no Brasil”, acrescentou.
Claes finalizou seu discurso com um agradecimento especial aos colegas e à Embaixada, reafirmando seu compromisso em fortalecer as relações com o Brasil e a fomentar a cultura e tradição belga no país.
O Ministro Flavio Celio Goldman, Diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty, disse na solenidade que Brasil e Bélgica desfrutam de relações sólidas, compartilhando valores em comum. “Ao longo de nossa história, construímos um nível de cooperação que remonta a independência de ambos os países, ocorridas no mesmo período histórico”, disse.
Prosseguiu dizendo estar confiante de que mais visitas de alto nível estão para acontecer e destacou a presença significatica de empresas belgas na história da industrialização brasileira. No campo comercial, enfatizou a que a “Bélgica tem a importante porta de entrada para os produtos brasileiros na Europa”.
Concluiu com os melhores votos de que o evento seja mais um oportunidade para acelerar os laços culturais econômicos e diplomáticos que unem os dois países.