A Embaixada da Hungria em Brasília, em parceria com a Biblioteca Nacional de Brasília, inaugurou na noite de ontem (15), a exposição de fotos “Budapeste: um olhar brasileiro”. A mostra, iniciada em 2020, exibe fotografias de autoria da jornalista e fotógrafa, Cláudia Godoy.
O anfitrião do evento, embaixador da Hungria no Brasil Zoltán Szentgyörgyi, iniciou a solenidade dizendo que a ideia da exposição surgiu há dois anos atrás, antes da pandemia, quando a jornalista Claudia Godoy e seu marido, Ivan Godoy, decidiram visitar alguns países da Europa Central, entre eles, a Hungria.
Na ocasião, o diplomata húngaro falou um pouco sobre a história e a cultura de seu país, lembrando da época do Império Otomano. “Foi em Budapeste onde começamos a grande revolução pela nossa independência. Começamos também a utilizar a língua húngara ao invés do alemão”.
Budapeste é um lugar no mundo onde ainda é possível respirar o ar do Império Austro-húngaro que existiu na virada para o século XX e reunia regiões que hoje fazem parte de países como Itália, Áustria, Alemanha, Polônia, Eslováquia, Romênia, Croácia, Sérvia, República Tcheca, além da própria Hungria.
Localizada às margens do rio Danúbio, Budapeste foi fundada em 17 de novembro de 1873 com a fusão das cidades de Buda e Ôbuda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda do lendário rio.
A jornalista e fotógrafa, Claudia Godoy, contou aos convidados um pouco sobre as inúmeras qualidades da capital húngara, como um sistema de transporte público bastante eficiente e limpo. Claudia também apresentou sua fotografia preferida; um monumento inspirado em um livro muito divulgado no Brasil, chamado “Os meninos da rua Paulo”.
Outro detalhe importante do discurso da autora das fotos é a responsabilidade que a Hungria tem para com o meio ambiente e a sustentabilidade mesmo antes da época da pandemia da Covid-19.
A exposição acontece até o dia 15 de novembro na Biblioteca Nacional de Brasília (Setor Cultural da República, Área Cívica, Lote s/n Edifício da Biblioteca Nacional, Brasília – DF).
Veja aqui algumas fotos da exposição:
Deixe seu comentário