Getting your Trinity Audio player ready...
|
No Brasil, a pré-seleção dos candidatos é realizada pela ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica)
O programa de assistente de idiomas do Ministério da Educação, Formação Profissional e Esporte (MEFPD, em espanhol) da Espanha já tem uma longa tradição de várias décadas, tanto na sua vertente de professores estrangeiros que vão para Espanha como na de professores espanhóis que desempenham a sua função em vários pontos do mundo.
A atual chamada está aberta em seis idiomas: alemão, chinês, francês, inglês, italiano e, claro, português. No total, participam 38 países dos cinco continentes.
Desde 2019, mais de 40 assistentes brasileiros, de todas as regiões do país, trabalharam em escolas de Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e centros de idiomas em seis comunidades autônomas: Andaluzia, Cantábria, Castela e Leão, Castela-La Mancha, Extremadura e Galiza. Nestes centros educativos públicos têm apoiado o trabalho dos professores de língua portuguesa e mostrado a variante brasileira do português nas salas de aula, ao mesmo tempo que ensinaram a cultura da sua região e de todo o Brasil.
Esta experiência está sendo muito valiosa, tanto para os centros educacionais espanhóis, já que os alunos e professores estão em contato com excelentes professores brasileiros, quanto para os assistentes brasileiros que, durante oito meses, vivenciam em primeira mão a realidade espanhola e têm a oportunidade de iniciar sua carreira docente internacional.
Fonte: Embaixada da Espanha.