“Uma boa festa tem história” é o mote da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, que decorre entre 28 de outubro e 15 de novembro de 2022, na capital do Rio Grande do Sul.
Patrícia Portela é a escritora portuguesa convidada para esta edição da Feira, que integra as comemorações dos 250 anos da cidade de Porto Alegre, fundada por imigrantes vindos de Açores, Portugal.
No dia 6 de novembro, às 17h30, a escritora Patrícia Portela e o escritor Altair Martins conversam sobre as formas como a ficção pode competir ou dialogar com um mundo cada vez mais saturado de eventos extremos. A mediação estará a cargo de Caroline Becker, professora e investigadora sobre distopias. Esta sessão, que terá lugar no auditório Barbosa Lessa, conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília.
Sobre a autora
Patrícia Portela é autora de performances e obras literárias, desenvolvendo um trabalho artístico transdisciplinar, reconhecida pelo ecletismo da sua obra. Entre as várias distinções que tem recebido, é de destacar “Hífen” (2021). A escritora foi finalista do Prêmio Correntes d´Escrita; a sua obra “Dias Úteis” foi considerada, em 2017, pelas revistas Sábado e Visão como um dos melhores livros do ano; foi também finalista do Prêmio SONAE/MNAC (2016) e finalista do Grande Prêmio de Romance e Novela APE (2012); recebeu o Prêmio Madalena Azeredo de Perdigão, da Fundação Calouste Gulbenkian, para “Flatland I” (2005); recebeu a Menção Honrosa para “Wasteband” (2004); recebeu o Prémio Teatro na Década para “Wasteband” (2003); o Prémio Revelação dos Críticos de Teatro (1998); e a Menção Honrosa para a Trilogia “Flatland” (2006). Patrícia Portela tem vários livros publicados no Brasil pela editora Dublinense, que estará presente na Feira do Livro de Porto Alegre.
* Com informações de Instituto Camões.
Deixe seu comentário