Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Escola Primária Mmopane, apoiada pela China, comemorou seu primeiro Exame de Conclusão da Escola Primária (PSLE, na sigla em inglês) em grande estilo na terça-feira, superando o distrito de Kweneng, no sul de Botsuana, com 98,3% de taxa de aprovação.
Em 2023, 118 estudantes fizeram exames na escola e 116 foram aprovados, sendo 46 com nota A, 30 com nota B e 40 com nota D.
Para comemorar essa vitória com a comunidade e seus funcionários, os professores e funcionários da escola atravessaram Mmopane em uma carreata usando uniformes, simbolizando a forte relação que compartilham.
Gagoitsiwe Marata, diretora da Escola Primária Mmopane, disse à Xinhua em entrevista na terça-feira em Mogoditshane, distrito de Kweneng, que o sucesso da escola pode ser atribuído ao apoio moral e ao bem-estar dos funcionários proporcionados aos professores, o que os motiva e facilita a liderança.
Ela também mencionou a embaixada chinesa pelos prêmios anuais que eles oferecem a estudantes e professores de destaque, o que por sua vez incentiva os estudantes a trabalharem duro e competirem por prêmios e outras manutenções que a escola precisa.
A escola definiu o objetivo de conseguir 100% para os próximos exames e Marata disse que para alcançar isso é preciso que todos se envolvam desde o início.
Botho Gabotsalwe, professor sênior, destacou a importância da cooperação, dizendo que o apoio que receberam da gestão os ajudou nessa superação.
Os resultados do PSLE para 2023 melhoraram ligeiramente no país da África Austral. De acordo com dados do Conselho de Exames do Botsuana, a proporção de candidatos que recebem créditos (nota C ou maior) cresceu 1,3% entre 2022 e 2023, passando de 70,49% em 2022 para 71,79% em 2023.
A Escola Primária Mmopane, inaugurada em 2021, é uma das três escolas primárias no Botsuana construídas com uma doação do governo chinês, sendo as outras duas a Escola Primária Kubung e a Escola Primária Serowe. Essas escolas apoiadas pela China têm laboratórios de informática e de ciências, bibliotecas, refeitórios, instalações para pessoas com deficiências, além de campos de futebol e basquete.