O sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos (EAU) apresentou os prêmios aos 10 vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2022.
A cerimônia de premiação coincidiu com o início da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi de 2022 (ADSW). O sheik Al Maktoum parabenizou os vencedores das cinco categorias, reafirmando o papel-chave do prêmio em atender as aspirações dos participantes de alcançar desenvolvimento sustentável em suas comunidades.
Este ano, a 13ª Edição do Prêmio Zayed de Sustentabilidade e a Semana de Sustentabilidade ocorreram nas dependências da Expo 2020 Dubai. O evento do dia 17 de janeiro reuniu milhares de participantes e mais de 600 convidados especiais de todo o mundo, incluindo chefes de estado, ministros de governo, líderes da indústria e embaixadores.
Em suas observações sobre a Cerimônia de Premiação, Al Maktoum disse: “Os EAU continuam a fazer esforços e contribuições importantes para avançar na agenda de sustentabilidade global para estimular o desenvolvimento econômico e humano sustentável (…) O Prêmio de Sustentabilidade Zayed permanece à frente desses esforços enquanto continua a definir o curso para aliviar as dificuldades e melhorar a vida das pessoas ao recompensar o impacto e a inovação por meio de uma plataforma que pode alcançar um número muito maior de beneficiários”.
O prêmio de sustentabilidade pioneiro dos Emirados reconhece soluções inovadoras, impactantes e inspiradoras de pequenas e médias empresas (PMEs), organizações sem fins lucrativos (ONG) e escolas de ensino médio globais. Por meio dos seus 86 finalistas anteriores, o Prêmio transformou a vida de mais de 370 milhões de pessoas, em 150 países, desde 2008.
Nas categorias, Saúde, Alimentos, Energia e Água, cada ganhador recebe US$ 600 mil, enquanto a categoria Escolas de Ensino Médio Globais tem seis vencedores, representando seis regiões do mundo, com cada ganhador recebendo até US$ 100 mil.
A categoria Escolas de Ensino Médio globais foi destacada pelo sheik pela importância do fortalecimento da capacidade dos jovens como força impulsionadora para o desenvolvimento sustentável futuro para moldar os líderes de amanhã e prepará-los de modo eficiente para desempenhar um papel maior para avançar no seu impacto no desenvolvimento econômico e sociocultural, em um mundo em rápida mudança.
Vencedores
Na categoria “Saúde”, o Mamotest da Argentina recebeu o Prêmio por seus esforços para aumentar o acesso ao diagnóstico e serviços que salvam vidas em telerradiologia e análise remota. A S4S Technologies da Índia foi a categoria vencedora em “Alimentos” por seu trabalho importante na preservação de alimentos e sistemas de desidratação. Atualmente, eles impactam diretamente 35.820 pessoas e a SME planeja ampliar isso para 10 milhões de pessoas ao longo dos próximos cinco anos.
Na categoria Energia, a SOLshare de Bangladesh criou uma microrrede interligada para o intercâmbio de energia entre pares para permitir uma distribuição mais eficiente de eletricidade em comunidades rurais. A organização ganhou o prêmio de 2022 por seus esforços no gerenciamento de energia uma vez que ela beneficia atualmente um total de 35, 300 pessoas com planos de se expandir para alcançar 2 milhões de pessoas nos próximos cinco anos.
Wateroam, uma PME de Singapura está empenhada em enfrentar o desafio global da água contaminada através de filtros de água portáteis para servir as comunidades atingidas por desastres e as comunidades rurais. As soluções de água potável segura da Wateraom estão beneficiando mais de 150.000 pessoas em 38 países globalmente com acesso diário à água potável limpa e tem planos de expandir seu alcance para 1 milhão de pessoas em um período de cinco anos.
O presidente do Júri e ex-Presidente da República da Islândia, Ólafur Ragnar Grímsson, declarou: “Estamos confiantes de que todos esses ganhadores definirão as bases para o crescimento econômico futuro e a prosperidade para as comunidades vulneráveis, dentro e além de suas fronteiras, enquanto também contribuem significativamente com os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.”
Na categoria Escolas de Ensino Médio Globais, seis escolas, cada uma representando uma região do mundo, recebem um prêmio. As instituições de ensino enviam propostas de projetos para criar ou aumentar uma solução que eles desenvolveram para a escola ou a comunidade local. O objetivo desta categoria é inspirar os jovens a se tornarem pioneiros, inovadores e defensores da sustentabilidade, que contribuirão para um futuro mais sustentável.
Os recebedores dos prêmios de 2022 são o Instituto Iberia (República Dominicana), representando as Américas; Liceo Europeo (Espanha), representando a Europa e a Ásia Central; Eastern Mediterranean School (Israel), representando as regiões do Oriente Médio e Norte da África; Sayidina Abubakar Secondary School (Uganda), representando a África Subsariana; Hira School (Maldivas), representando o Sul da Ásia e, finalmente, UWC ISAK (Japão) da região do Leste da Ásia e Pacífico.
Sobre o Prêmio Zayed de Sustentabilidade
Estabelecido pela liderança dos Emirados Árabes Unidos em 2008 para homenagear o legado do pai fundador, o falecido sheik Zayed bin Sultan Al Nahyan, o Prêmio Zayed de Sustentabilidade é o prêmio pioneiro dos Emirados Árabes Unidos por reconhecer pequenas e médias empresas (PMEs), organizações sem fins lucrativos (ONGs) e escolas de ensino médio globais por suas soluções humanitárias e de sustentabilidade em todo o mundo.
O Prêmio Zayed de Sustentabilidade reconhece e premia os pioneiros e inovadores globais que estão comprometidos em acelerar soluções sustentáveis de impacto.
Nos últimos 14 anos, o Prêmio agraciou 96 vencedores. Juntos, eles tiveram um impacto positivo na vida de mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo. As categorias do Prêmio Zayed de Sustentabilidade são Saúde, Alimentação, Energia, Água e Escolas de Ensino Médio Globais.
*Com informações de AETOSWire
Deixe seu comentário