Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os ministros dos Emirados Árabes Unidos, Egito, Jordânia e Bahrein reuniram-se neste domingo (26), onde assinaram acordos entre empresas para projetos avaliados em dois bilhões de dólares.
A terceira reunião do Comitê Superior da Parceria Industrial para o Desenvolvimento Econômico Sustentável aconteceu na capital da Jordânia. Em Amã, os representantes dos quatro países discutiram os últimos desenvolvimentos da parceria, bem como projetos industriais conjuntos. A reunião também resultará em um relatório e recomendações do Comitê Executivo.
A reunião contou com a presença do Dr. Sultan bin Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos e do enviado especial dos Emirados Árabes Unidos para mudanças climáticas, Ahmed Samir Saleh, Ministro egípcio da Indústria e Comércio do Egito, Yousef Al Shamali, Ministro da Indústria, Comércio e Abastecimento da Jordânia, e Abdulla Adel Fakhro, Ministro da Indústria e Comércio do Bahrein.
O primeiro-ministro da Jordânia, Dr. Bisher Al-Khasawneh, participou da cerimônia de assinatura dos acordos de parceria junto com os ministros industriais dos quatro países.
A parceria define que os estados-membros colaborarão para o crescimento de seus respectivos setores industriais, integrando recursos e indústrias, alavancando vantagens competitivas. Os países também trabalharão juntos para reduzir custos, aprimorar cadeias de suprimentos, criar oportunidades de trabalho, contribuir para o desenvolvimento econômico, promover a autossuficiência e aumentar a competitividade industrial.
A reunião incluiu a assinatura de 12 acordos em 9 projetos industriais. Espera-se que os projetos criem aproximadamente 13.000 oportunidades de emprego e impulsionem o PIB nacional nos países parceiros em mais de US$ 1,6 bilhão.
Cinco objetivos estratégicos
A parceria industrial integrada para o crescimento econômico sustentável foi lançada em Abu Dhabi em maio de 2022 entre os Emirados Árabes Unidos, Egito e Jordânia, com a adesão do Bahrein durante a segunda reunião da parceria no Cairo em julho.
* Com informações de Emirates News Agency.