Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Dr. Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, ministro de Estado do Comércio Exterior, recebeu Damien O’Connor, ministro do Comércio e Crescimento das Exportações da Nova Zelândia, em Dubai. Os dois países exploram uma colaboração econômica mais profunda, incluindo a busca de um Acordo de Parceria Econômica Abrangente (CEPA).
Durante a reunião, que fez parte de uma visita aos Emirados Árabes Unidos de uma delegação dos principais funcionários do comércio da Nova Zelândia, Al Zeyoudi elogiou as fortes relações compartilhadas pelas duas nações e reafirmou a visão comum de aprimorar a cooperação em setores-chave, como agricultura, energia renovável e saúde.
Al Zeyoudi também compartilhou atualizações sobre os preparativos para a 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (MC13), que será realizada em Abu Dhabi em 2024. Os EAU e a Nova Zelândia já compartilham uma relação comercial produtiva, com o comércio não petrolífero atingindo US$ 805 milhões em 2022, um crescimento de 7% em relação a 2021 e 23% a mais do que em 2020. A partir de 2022, os Emirados Árabes Unidos são o principal parceiro comercial da Nova Zelândia no mundo árabe, respondendo por 2,5% do comércio exterior total da Nova Zelândia.
Al Zeyoudi enfatizou que um CEPA entre os EAU e a Nova Zelândia aumentaria significativamente esses números. “A Nova Zelândia é um parceiro valioso para os EAU na região da Oceania e uma nação que compartilha nossa firme crença no comércio aberto e baseado em regras como um catalisador para o crescimento econômico sustentável. À medida que buscamos expandir nossa rede de parceiros comerciais, a exploração de um possível Acordo de Parceria Econômica Abrangente demonstra nosso compromisso em oferecer novos mercados e novas oportunidades para nosso setor privado. Agora podemos esperar para estabelecer os parâmetros de um acordo voltado para o futuro, resiliente e mutuamente benéfico”, disse.
O’Connor destacou que as discussões exploratórias são um primeiro passo importante em direção a um acordo comercial com os Emirados Árabes Unidos, “um dos nossos principais destinos de exportação na região e um parceiro bilateral valioso para a Nova Zelândia.”
As conversas seguem a recente visita à Nova Zelândia de Reem bint Ibrahim Al Hashemy, ministra de Estado para Cooperação Internacional dos EAU, e a assinatura de vários acordos bilaterais, incluindo um memorando entre a Etihad Credit Export Insurance dos EAU e a Agência de Crédito à Exportação da Nova Zelândia sobre a garantia de crédito à exportação, e um memorando de associação sobre segurança alimentar assinado entre o Ministério para a Mudança Climática e Meio Ambiente dos EAU e o Ministério de Relações Exteriores e Comércio da Nova Zelândia.
Um dos pilares da visão econômica “We the UAE 2031”, que busca impulsionar o comércio exterior não petrolífero para além de AED 4 trilhões até o final da década, o programa CEPA dos EAU está solidificando laços com aliados estratégicos em um ritmo acelerado. Até o momento, foram assinados cinco acordos com a Índia, Israel, Turquia, Indonésia e Camboja, cada um deles destinado a acelerar a recuperação econômica e garantir cadeias de suprimentos vitais.
A delegação da Nova Zelândia nos Emirados Árabes Unidos incluiu o dr. Richard Kay, embaixador da Nova Zelândia nos Emirados Árabes Unidos; Wendy Matthews, diretora-geral da Divisão de Política Comercial e Negociações, ministério de Relações Exteriores e Comércio; Jonathan Curr, diretor-geral da Divisão do Oriente Médio e África, Ministério de Relações Exteriores e Comércio; Sean O’Brien, secretário de Imprensa do Ministro do Comércio e Crescimento das Exportações; Rebecca Good, secretária particular do Ministro do Comércio e Crescimento das Exportações; Sammy O’Hara, oficial de Políticas, Divisão de Políticas e Negociações Comerciais, Ministério de Relações Exteriores e Comércio; e Jessica Minehan-Fitzgerald, da Embaixada da Nova Zelândia em Abu Dhabi.