À margem da 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, Khalifa Shaheen Al Marar, ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos (EAU), participou de uma reunião ministerial que reuniu o Conselho de Cooperação do Golfo, com representantes de Egito, Iraque, Jordânia, Iêmen e Estados Unidos.
Em suas observações, Al Marar ressaltou o apoio dos EAU à diplomacia, parcerias e diálogo construtivo para reduzir as tensões regionais e o progresso em direção à segurança e à paz. “Conflito, unilateralismo e confronto impedem a busca de soluções”, disse. Seguiu dizendo que os Emirados Árabes Unidos têm desempenhado um papel proeminente nestas prioridades, “pois incentiva a resolução de conflitos e o desenvolvimento do sistema internacional para combater o terrorismo e enfrentar os desafios emergentes, bem como promover a participação plena, igualitária e significativa das mulheres na resolução de conflitos e processos de paz, especialmente durante nossa participação no Conselho de Segurança da ONU”.
Com relação aos desenvolvimentos regionais, Al Marar ressaltou a importância de dar prioridade às soluções diplomáticas, ao diálogo e à desescalada para reduzir as tensões e evitar a eclosão de novos conflitos. Além disso, ele enfatizou que as recentes iniciativas no Oriente Médio são um excelente exemplo dos esforços dos países para rejeitar diferenças, abandonar abordagens ineficazes e construir novas parcerias em vários campos como saúde, educação e indústria, a fim de alcançar crescimento e prosperidade.
Além disso, Al Marar ressaltou que o objetivo dos EAU é obter todo o apoio possível para manter a paz e a estabilidade globais. Ele também expressou a esperança de que as conversas sobre o renascimento do Plano de Ação Global Conjunto levassem a uma solução que pudesse ser aceita pelos atores regionais.
* Com informações de Emirates News Agency (WAM).
Deixe seu comentário