Referência mundial em diversos campos, a Espanha é um dos principais destinos turísticos do mundo, a quarta maior economia da União Europeia e destaque global no âmbito educacional com universidades de prestígio que recebem intercambistas do mundo todo.
Conhecido também por “La Fiesta Nacional de España” e “Dia de La Hispanidad”, a Data Nacional em 12 de outubro relembra o ano de 1492 quando a primeira expedição de Colombo reivindicou as Américas para a Espanha. Além disso, o dia realça também o legado espanhol mundo afora.
Mar Fernández-Palácios, atual embaixadora da Espanha no Brasil recebeu convidados na sede da Embaixada espanhola para celebrar a ocasião. A recepção foi prestigiada por membros do corpo diplomático, autoridades e representantes do governo federal brasileiro, pela comunidade espanhola residente da capital federal e amigos da Espanha.
Além das deliciosas comidas típicas, os convidados apreciaram um show de flamenco, apresentações de músicas brasileiras e espanholas e a execução dos Hinos Nacionais do Brasil, Espanha e União Europeia. O lado exterior da embaixada foi coberto por projeções deslumbrantes que deixaram a noite ainda mais bonita. Na parte interna, vídeos e enfeites encantaram os presentes.
A ESPANHA E O MUNDO
Em seu discurso, a embaixadora falou sobre o status que seu país ocupa hoje no mundo, destacando o povo amistoso e patriota do país, a diversidade cultural, economia pungente e empresas multifacetadas que lideram em diversos setores econômicos com elevado teor tecnológico.
“Nossa relação com a América Latina e com o Brasil, em particular, tem sido indispensável”, acrescentou Fernández-Palácios.
REENCONTRO
Para a diplomata espanhola que, de coração aberto, esbanja carinho pela nação brasileira, a celebração da Data Nacional deste ano simboliza o reencontro. “Para mim é um reencontro particularmente emocionante, pois fui conselheira cultural em Brasília há muito tempo, e agora volto, com muito entusiasmo, com o cargo de embaixadora da Espanha”.
Ao relembrar o período de reclusão gerado pela pandemia da covid-19, Fernández-Palácios disse que: “O apoio mútuo entre Espanha e Brasil durante a pandemia, como a doação, por nosso país, de medicamentos para intubação, é um exemplo da grande solidariedade entre nossos países”.
RELAÇÕES BILATERAIS BRASIL-ESPANHA
No âmbito das relações diplomáticas, Fernández-Palácios lembrou que “a relação entre Espanha e Brasil é muito próxima desde o momento da independência brasileira”. A profundidade de nosso relacionamento se deve a diversidade e pluralidade nas trocas entre nossos países”.
Ela recordou ainda que, no passado, o Brasil acolheu centenas de imigrantes espanhóis, fazendo com que os laços entre as duas nações se fortificassem ainda mais, contribuindo também para a fusão de duas culturas em um só povo. Nas palavras da embaixadora, “o Brasil é um país prioritário para a Espanha”.
A embaixadora destacou que Espanha e Brasil são parceiros estratégicos que usufruem de vários acordos e tratados nos setores de transporte aéreo, cultura, migração, vistos, tributação, energia nuclear para fins pacíficos, extradição, cooperação no combate ao crime organizado e defesa.
As relações bilaterais entre as duas nações se realçam também na forte presença de empresas espanholas que investem no mercado brasileiro, no intercâmbio comercial e interesse mútuo pela cultura e idioma de ambos os países.
Fotos do evento: